TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens Planejamento

Pesquisas Acadêmicas: Vantagens Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento

Sabe-se que a maioria dos problemas apresentados nas organizações são de natureza estratégica. Portanto, para que estas empresas venham adquiri estabilidade no mercado é necessário que se utilizem do planejamento estratégico, ferramenta que possui a função de apoiar e também complementar o raciocínio estratégico, aumentando assim as chances de sucesso das mesmas no seu segmento de mercado, ao mesmo tempo em que nos dá uma visão mais segura e adequada das variáveis fundamentais para o alcance dos objetivos propostos. Pode-se dizer que, planejar é decidir o que vai ser feito, com coordenação e organização.

De acordo com Almeida (2003, p.13) o planejamento estratégico “é uma técnica administrativa que procura ordenar as idéias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia)”.

Diante da globalização e competitividade atual, não adianta apenas possuir o feeling e experiência ou até mesmo ser esforçado e fazer certo o trabalho para qual foi designado, é preciso também direcionar os esforços para mecanismos que proporcionem a obtenção dos resultados esperados. O planejamento contribui principalmente no direcionamento de idéias para um melhor desenvolvimento de atividades que possam alcançar os objetivos propostos pela organização.

Woiler e Washington (1996, p.23) define o planejamento como “um processo de tomadas de decisões interdependentes que procuram conduzir a empresa para uma situação futura desejada”.

De acordo com Wall (1996, p.87), o planejamento estratégico “é um processo que consiste na análise da situação atual, das ameaças e oportunidades futuras, e a consequente formulação de estratégias, objetivos e ações”.

Observa-se que, a cada dia torna-se maior o número de empresas que diante da complexidade no cenário empresarial e de tantas turbulências e incertezas, buscam ferramentas e técnicas para que as auxiliem no processo gerencial, e o planejamento estratégico é uma das principais ferramentas.

Segundo Oliveira (2002, p. 47-48), planejamento estratégico “é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização do grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada”.

Para Churchill, Jr. E Peter (2000, p.86), planejamento estratégico “são atividades que levam ao desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos e estratégias que possibilitem o alcance desses objetivos”. Entretanto, Tiffany e Perterson (1998, p.10), dizem que “planejamento estratégico não é uma ciência que mostra o que é certo e errado em relação ao futuro, mas, é um processo que prepara você para o que está por vir”.

O sucesso de um bom planejamento estratégico depende muitas vezes e em grande proporção do relacionamento entre os gestores.

Dessa forma, pode-se concluir que as empresas que não fizerem o uso dessa importante ferramenta, terão poucas chances de alcançar o sucesso esperado.

1.1 PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO

Conhecer bem a origem e o conceito do planejamento são fatores relevantes, mas também é importante saber que existem princípios do planejamento que devem ser levados em consideração, Oliveira (2007) relata esses princípios de forma bem clara.

a) Princípios da contribuição aos objetivos, o planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa;

b) Princípio da precedência do planejamento, onde a função planejar vem antes das outras funções do administrador, como organização, direção controle;

c) Princípio da maior penetração e abrangência são as modificações que o planejamento provoca nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas;

d) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, onde eficiência é fazer as coisas certas de maneira adequada, eficácia é fazer as coisas corretas e efetividade é apresentar resultados.

Segundo Ackoff (1974), existem quatro princípios de planejamentos que podem ser considerados como específicos:

a) Participativo – deve ser dar maior valor ao processo de planejar e não ao resultado,

b) Coordenado – interdependência entre as etapas do processo,

c) Integrado - integração entre os níveis da organização no processo ao planejamento,

d) Permanente – adaptação do plano às mudanças ambientais.

A elaboração do planejamento dentro de uma organização deve acatar esses princípios, para que a implicação de sua operacionalização seja o alcance dos objetivos traçados no plano de ação.

Além dos princípios a empresa dever seguir as características do planejamento para o alcance dos seus objetivos, posteriormente estas características serão abordadas.

.

1.2 CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO PLANEJAMENTO

O planejamento possui várias caraterísticas e cada uma delas tem um papel fundamental na elaboração do plano, cada fator característico visa uma sequência que deve ser seguido para evitar possíveis falhas durante o processo de elaboração e implantação de um planejamento adequado. O artigo Decorrência da Teoria Neoclássica (2007, p. 02) menciona essas características:

a) O planejamento é um processo permanente e contínuo, não se esgota em um único plano de ação, mas é realizado continuamente dentro da empresa;

b) O planejamento visa à racionalidade da tomada de decisão, ao estabelecer esquemas para o futuro, o planejamento funciona como um meio de orientar o processo decisório;

c) O planejamento visa selecionar, entre várias alternativas, um curso de ação escolhido dentre as várias alternativas de caminhos potencial;

d) O planejamento é sistêmico, deve abranger a organização como um todo;

e) O planejamento é interativo, envolve passos ou fases que se sucedem. Deve ser suficientemente flexível para aceitar ajustes e correções à medida que for sendo executado;

f) O planejamento é uma técnica de alocação de recursos. de uma forma estudada e decidida é dimensionada a alocação dos recursos humanos e não humanos.

Devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com