TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente

Por:   •  21/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

UNEB UNIVERSIDADE  DO ESTADO  DA BAHIA

Creso Icaro(cresoicaro17@hotmail.com), Juliana Ribeiro(julianacrispina@gmail.com)

RELATÓRIO

Interações Interpartículas

Salvador

2017


            Objetivos

Essa prática tem como objetivo compreender como ocorre as interações entres diferentes espécies químicas e observar como cada um se comporta após essa interação.

             Materiais e Métodos

  1. Reagentes e Soluções :

Parte 1

Água de Cloro:  (2ml)[pic 1]

Óleo mineral (1ml)

Água de Bromo: (2ml)[pic 2]

Iodo alcoólico: (2ml)        [pic 3]

        Parte 2

  • Água de Bromo:  (1ml)                        [pic 4]
  • Iodeto de Sódio: (3ml)-0,1mol/L;        [pic 5]
  • Cloreto de Sódio:         (3ml)-0,1mol/L;        [pic 6]
  • Iodo alcoólico: (1ml)        [pic 7]
  • Brometo de Sódio:        (3ml) – 0,1mol/L;[pic 8]
  • Óleo mineral (1ml)
  • 2.1: Vidrarias e Equipamentos
  • 9 tubos de ensaio com suporte
  • Pipeta volumétrica (50ml)
  • Pera ou Pompete

Procedimento

Parte 1

  • Separamos 3 tubos de ensaio, enumerando cada um, e colocamos 1mL de óleo mineral em cada. Após feito isso, no primeiro tubo colocamos 2ml de água de Cloro  , no segundo colocamos 2ml de água de Bromo , no terceiro 2ml de Iodo alcoólico  , misturamos e deixamos descansar.[pic 9][pic 10][pic 11]

                                           Parte 2

  • Usamos 6 tubos de ensaio, no primeiro colocamos1 ml de óleo mineral , 1ml água de cloro   e 3ml de Brometo de Sódio ,  No segundo3 ml de Iodeto de Sódio  ,1ml  água de cloro e 1ml de óleo mineral. No terceiro 1ml Bromo molecular,3ml de  Cloreto de Sódio  e 1ml de óleo mineral. Já no quarto tubo de ensaio usamos o1 ml de  bromo molecular, 3ml de iodeto de Sódio  ,  e 1 ml de óleo mineral. No quinto colocamos 1 ml de Iodo alcóolico ,3 ml de  Cloreto de Sódio  e 1 ml de óleo mineral. No sexto tubo de ensaio usamos novamente o 1ml de Iodo alcóolico , 3ml de Brometo de Sódio  e1ml de  óleo mineral. [pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

OBSERVAÇÕES

Na primeira parte notemos que o Cl + o óleo mineral  não ouve mudança na cor pois as densidades são diferentes ,oléo mineral  é menos denso do que o cloro  e com isso eles não interagem entre si pelo fato também de terem polaridades diferentes .

No segundo tubo de ensaio que está Br + o oléo mineral  notemos uma cor amarela mais alaranjada, concluímos que isso se dá pelo fato de o bromo não ser muito solúvel em água se dissolvendo melhor em solventes não polares , sendo altamente reativo e forte agente oxidante na presença de água .

No terceiro tubo de ensaio que está com iodo + o óleo mineral notemos uma mudança de coloração rosa escuro mais amarelo “forte” , sendo o iodo uma molécula apolar ele interagiu com o oléo mineral com mudança de cor ressaltando que podemos observar também que o iodo foi completamente diluído.

Na segunda parte do experimento , colocamos em um tubo brometo de sódio + solução de cloro em água + óleo mineral notemos que não ouve mudança de cor e formou –se densidade diferentes , percebendo assim que as substâncias possuem densidades diferentes  , como o gás cloro é polar notemos que ele e o brometo de sódio se misturaram então concluímos que o NaBr também é polar , com isso o óleo mineral sendo apolar as substâncias não interagiram e resultou em diferentes densidades , deixando assim a solução com densidade diferentes.

No tubo posterior colocamos Cl+ iodeto de sódio + óleo mineral notemos que que ouve uma mudança na coloração da substância em amarelo “fraco” e ainda formou densidade diferentes , com isso concluímos que o Cl sendo polar se misturou com o iodeto de sódio e como o óleo é apolar eles não interagiram entre si formando substancias com densidades diferentes , notando que ao reagir entre si por possuírem iguais polaridades exerceram a coloração amarela .

No próximo tubo adicionamos Br+ Cloreto de sódio + óleo mineral notemos que as substancias reagiram entre si apresentando mudança na coloração em amarelo claro e escuro , concluímos que como não se formaram densidades diferentes as substâncias apresentam a mesma polaridade , que seja apolar , pois interagiram entre sim apresentando uma única fase e mudança de coloração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com