TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilancia Sanitaria

Trabalho Escolar: Vigilancia Sanitaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a Vigilância Sanitária?

As ações de Vigilância Sanitária devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e prestação de serviços de interesse da saúde.

Vigilância Sanitária de Alimentos

O objetivo é garantir a qualidade dos serviços de alimentos. As ações da divisão são válidas para todos os tipos de alimentos, matérias-primas.

Vigilância Sanitária de Produtos

Controlar, monitorar, fiscalizar e regulamentar a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, perfumes e agrotóxicos, coordenando as ações de Vigilância Sanitária e Farmacovigilância.

Vigilância Sanitária de Serviços

Uma das principais atividades da vigilância é a fiscalização de hospitais, laboratórios, bancos de sangue e clínicas médicas, estéticos e odontológicos, visando a qualidade dos serviços prestados. Estes lugares devem estar sempre higienizados, pois tem um risco maior de transmissão de doenças e infecções.

Dissertativa

A vigilância sanitária surgiu para combater a propagação de doenças. Seu principal objetivo é promover ações voltadas para a área de saúde pública. Esta conta com uma série de poderes buscando eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

A ênfase, portanto se dá na proteção e defesa da saúde seja individual ou coletiva com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida, que nos dias atuais torna muito importante, pois muitas vezes observamos coisas absurdas no nosso dia a dia...

Como é um órgão que atua no controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se refere com saúde, compreendendo todas as etapas do processo de produção passando pela fiscalização das instalações físicas, equipamentos, tecnologias, ambientes e procedimentos das fases de produção desses bens, até chegar aos consumidores além do controle da prestação de serviços.Pois na nossa opinião tem sido muito importante já que a população perdeu a noção sobre higiene e saúde do próximo,como já estudamos anteriormente fazendo garrafadas comprometendo a saúde, sem contar com os comerciantes que a cada dia visam mais os lucros sem se preocupa da onde vem e como foi transportada suas mercadorias e se pode oferecer risco a saúde da população que ira consumir.

Na década de 90 surge uma reforma administrativa do Estado com o objetivo de passar de uma administração pública burocrática para uma administração gerencial tida como mais flexível e eficiente. Essa reforma visava também limitar a atuação do Estado para as funções próprias de Estado, dentre elas a regulamentação.

As políticas reguladoras têm como principal objetivo corrigir vários tipos de falhas de mercado: o poder de monopólio, as externalidades negativas, a informação incompleta e a provisão insuficiente de bens públicos. Pois em nossa opinião tem sido muito importante já que a população perdeu a noção sobre higiene e saúde do próximo,como já estudamos anteriormente fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com