TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilancia Sanitaria

Exames: Vigilancia Sanitaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Em 1988 a constituição federal afirma que a saúde e um direito social de pessoas de todos os níveis e que o SUS é o meio de concretização desse direito, e que o sistema engloba unidades nos três níveis de governo - federal, estadual e municipal (REVISTA DE GESTÃO E SAÚDE, 2014).

O sistema Nacional de Vigilância Sanitária foi formado pela ANVISA e pela vigilância Sanitárias estaduais e municipais, com objetivo de realizar ações de qualidade para que todas as empresas que pretende fabricar, importar ou ate mesmo distribuir, que estes precisam procurar o serviço de vigilância sanitária para obter autorização para comercializar estes produtos (REIS, 2004).

A vigilância sanitária interage no desenvolvimento do conhecimento cientifico, nas áreas da medicina, da farmacologia da física e química, porque a informação cientifica são essenciais para o desenvolvimento dessas atividades, assim exigindo atualização de conhecimento. (REVISTA DE GESTÃO E SAÚDE, 2012).

Vigilância sanitária representa e sempre representara um direito de todos e dever do estado com objetivo de promover e proteger a saúde através de ações para reduza o risco de doença, e intervir nos problemas sanitários decorrentes ao meio ambiente fazendo com que abrange todas as etapas e processos (SILVA, 2006).

A função do enfermeiro e prestar assistência ao individuo sadio ou doente, família ou comunidade no desempenho de promover, manter e recuperar a saúde, para que a vigilância sanitária por sua vez possa manter a saúde da população, assim possamos perceber uma intima relação entre o cuidado em enfermagem e a vigilância sanitária, que se manifesta no objetivo de cuidado de ambos (ALMEIDA, 2002).

Assim o departamento da Vigilância Sanitária conta com enfermeiros da saúde publica para que todos fiscalizem a qualidade de vida dos cidadãos, para promover ações para que todos tenham direita uma saúde melhor, e principalmente á identificação de problemas (PEREIRA, 2009).

Em 1988 a constituição brasileira tornou a saúde um direito de todos os serres humanos, independente de condição social e se possui ou não uma relação empregatícia, e apregoar ao estado o dever de ser o provedor da saúde (Eduardo, 1998)

A instituição do sistema nacional de vigilância sanitária foi conseqüentemente uma decorrência lógica da obrigação de o estado executar ações e prestar serviços para diminuir, prevenir risco a saúde, e, portanto uma estratégia oportuna para conferir maior concretude ao SNVS e para o fortalecimento da integração com o SUS (ANA MARIA, 2007).

Talvez por isso seja tão difícil identificar providências em relação aos problemas básicos, como planos de carreira para os fiscais sanitários.A saúde, diferentemente de outras áreas que também exercem poder de polícia administrativa , como previdência, a do trabalho, a agricultura e a fiscalização da receita - não consegue implantar planos de cargos e salários para os seus agentes fiscalizadores (GERALDO, 2012).

O enfermeiro tem como alvo do seu cuidado com o paciente ou ate mesmo a própria família e comunidade, sendo sua formação direcionada a favorecer o processo de adaptação e integração ao ambiente, com melhorias das condições de vida e conseqüentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com