TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância Epidemiológica

Dissertações: Vigilância Epidemiológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica é definida pela lei nº 8.080/90 como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controledas doenças ou agravos"

Estratégias de prevenção e programas de controle específico de doenças requerem informações confiáveis sobre a situação dessas doenças ou seus antecedentes na população atendida. Sistemas de vigilância, portanto são redes de pessoas e atividades que mantêm esse processo e podem funcionar e níveis locais e internacionais.

As funções de atuação e controle da vigilância epidemiológica:

Coleta de dados

Diagnóstico de casos

Processamento de dados coletados

Análise e interpretação dos dados processados

Recomendação das medidas de controe indicadas

Retroalimentação do sistema

Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas

Divulgação de informações pertinentes

Normatização

Por algum tempo prevaleceu a idéia de que a epidemiologia restringia-se ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. Hoje, é reconhecido que a epidemiologia, enquanto ciência, trata de qualquer evento relacionado à saúde (ou doença) da população.

Objetivos da Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica tem como principal objetivo a obtenção contínua e oportuna de conhecimentos acerca dos componentes envolvidos com as condições de saúde e a ocorrência de doenças, visando oferecer apoio aos programas de prevenção, tanto no controle como na erradicação de doenças. E fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que tem a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis para esse fim informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam numa área geográfica ou população definida.

A epidemiologia contribui para o entendimento da saúde da população partindo do conhecimento dos fatos que a determinam e provendo, conseqüentemente, subsídios para a prevenção das doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com