TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vingador Do Futuro

Trabalho Universitário: Vingador Do Futuro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Clássico de 1990 dirigido por Paul Verhoeven, O Vingador do Futuro (Total Recall) foi um dos tantos filmes daquela época que sacudiram o cinema de ficção científica pela mistura inusitada de ação, humor, reviravoltas inteligentes e surpreendentes efeitos especiais. Sob a inspirada condução do diretor, que realizou outro filme extremamente apreciado do gênero, RoboCop, as ideias difíceis de Philip K. Dick (alucinado autor cujas obras originaram filmes como Blade Runner e Minority Report), ganharam uma cobertura pop que mesmo hoje, 20 anos após seu lançamento, mantém o filme como um dos mais cultuados da sci-fi.

Na Hollywood reciclada de hoje, qualquer cineasta que demonstre competência para manter o foco e a atenção do espectador mais do que 5 minutos (é o intervalo entre as olhadas no smartphone) pode receber a oportunidade de refilmar sucessos do passado. Se já funcionou antes, pode funcionar novamente, já que a nova geração é totalmente desinteressada da história do cinema (ou da TV, ou da música, ou dos quadrinhos...) e prefere consumir o que está novo na prateleira a buscar os originais.

Assim, Len Wiseman - diretor camarada, com quem a Sony está habituada a trabalhar na série Anjos da Noite - teve a impossível tarefa de tentar equiparar-se a Verhoeven. Obviamente, não conseguiu. O filme abusa dos melhores efeitos especiais e eleva a ação do original à décima potência, com a edição de Christian Wagner usando a velocidade para supervalorizar as coreografias de luta e perseguições, como já havia feito em suas colaborações igualmente frenéticas com Michael Bay e Justin Lin.

Sobra deslumbre visual, mas falta estofo. O longa tira da história seus elementos mais psicodélicos, que davam boa parte do charme do original. Fica a estrutura, mas saem os mutantes, os telepatas, os alienígenas e Marte no remake para entrar a disputa por territórios em um planeta devastado por uma guerra química. Curiosamente, foi mantida a famosa "prostituta dos três peitos" do original, algo que não faz sentido, já que os mutantes foram removidos da nova história, que preza pelo realismo. Puro "fan service" (que reduz o fã do original a um fetichista) e uma menção, entre algumas outras, do filme de Verhoeven apenas como alívio cômico.

O abismo entre os dois protagonistas - Arnold Schwarzenegger e Colin Farrell - também é demérito ao novo. Um é o maior ícone do cinema de ação de todos os tempos. O outro é esforçado, mas problemático. Bom ator, mas não tem o carisma necessário para segurar um filme assim. Enquanto Schwarzenegger fazia caras e bocas e gritava com seu sotaque carregado, Farrell se esforça para parecer perdido e aflito, o que ajuda a dar a impressão que este O Vingador do Futuro se leva a sério demais.

A ficção científica costumava olhar para o futuro com uma mistura de fascínio, preocupação e otimismo. Mestres como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke ajudaram a evoluir a raça humana através de seus sonhos. Philip K. Dick, por sua vez, era o oposto disso; a nova geração, obcecada com as drogas sintéticas e que via o futuro do planeta (e além) com enorme pessimismo. Suas ideias foram, em parte, o berço do movimento cyberpunk - e o novo Vingador do Futuro acompanha isso. Por esse lado, o remake é mais próximo das visões de K. Dick e do "alta tecnologia, baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com