TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vinho Tinto De Mesa

Ensaios: Vinho Tinto De Mesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  6.426 Palavras (26 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 26

CUSTEIO POR ABSORÇÃO DO VINHO TINTO DE MESA SECO ISABEL: ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL GT

RESUMO

O presente estudo objetiva descrever, conceituar e analisar os custos direcionados ao setor vinícola, bem como os tributos, despesas e preço de venda. Dentre o mix de produtos da Cooperativa Agroindustrial GT optou-se a pesquisar o vinho tinto de mesa seco Isabel e suas formas de comercialização. Dentre os métodos de custeio utilizou-se o método de custeio por absorção por apropriar todos os custos gerais de fabricação e por este ser permitido pela legislação fiscal. Identificou-se os fatores determinantes para a formação do preço de venda e o resultado por tipo de embalagens utilizada pela cooperativa da amostra. O presente trabalho é caracterizado como estudo de caso e os levantamentos dos dados foram realizados por meio de revisão bibliográfica, entrevistas na empresa e pesquisa documental. Após os levantamentos de dados foi utilizado análise descritiva aonde pode-se supor alguns resultados, dentre eles que a embalagem é determinante e impactante na formação do preço de venda do vinho tinto de mesa seco Isabel; que a garrafa contendo750 ml proporciona maior resultado sobre as demais embalagens, representando 15,58% sobre o preço de venda, e, que a embalagem com menor retorno é a de 2.000 ml proporcionando resultado de 10,95% sobre o preço de venda.

Palavras-chave: Custos, Vinho, Preço de Venda, Cooperativa Vinícola, Agronegócios.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para o gerenciamento das empresas auxiliando nos controles das operações e na tomada de decisões. Os custos têm forte impacto na formação do preço de venda bem como os tributos também tem grande participação nos custos como o ICMS, ICMS- Substituição Tributária e o IPI.

No Brasil, a maior concentração de vinícolas localiza-se no estado do RS possuindo 62% do total das vinícolas brasileiras (ANDREOLA, 2010). O RS e responsável por 90% da produção nacional de vinhos (IBRAVIN, 2010). A cadeia produtiva da Uva e do Vinho se constitui como a mais significativa e também a mais estruturado do Pais. Conta com mais de 36 mil hectares de área plantada, aproximadamente 16 mil pequenos produtores e 615 vinícolas com CNPJ (ANDREOLA, 2010).

Este aumento de cultivo demandou a necessidade deste estudo e, para tanto, selecionou-se entre o mix de produtos, o vinho tinto de mesa seco Isabel, da Cooperativa Agroindustrial GT. Este produto é comercializado em 5 embalagens: 750 ml, 2.000 ml, 4.600 ml e bag in box de 5.000 ml. Procurou-se identificar os custos totais, as despesas, os impostos para a formação do preço de venda, bem como verificar a lucratividade da venda do vinho tinto de mesa seco Isabel para cada tipo de embalagem.

Como procedimentos metodológicos foram adotados, a pesquisa bibliográfica, consistindo numa revisão de literatura existentes em livros, dissertações, artigos científicos e materiais sobre o assunto em sites na internet.

2 REVISÃO TEÓRICA

2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para o gerenciamento das empresas auxiliando na função de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. Conforme os autores Bernardi e Ducati (2005):

[...] A contabilidade é um dos sistemas de informações que se constitui em uma grande fonte de informação dentro das empresas. Essas informações são utilizadas entre outras, para planejar e tomar decisões. A Contabilidade Gerencial é a parte da contabilidade que visa transformar os dados contábeis em informações úteis para o tomador de decisão. Dentro da Contabilidade Gerencial destaca-se a Contabilidade de Custos, que foi desenvolvida, inicialmente, para a apuração e mensuração dos estoques (BERNARDI; DUCATI, 2005, p. 2.).

Elementos da contabilidade de custos segundo Cunha e Fernandes (2010):

Custos: é um gasto que é consumido dentro do processo produtivo na fabricação de bens ou prestação de serviço. São incorporados aos estoques, quando bens tangíveis, até o momento da venda, quando passam a ser representados pela DRE como custo do produto vendido ou custo do serviço Prestado. Os custos podem ser classificados em:

Diretos: são custos que podem ser identificados e apropriados com facilidade aos produtos/serviços gerados.

Indiretos: são aqueles de difícil identificação e para serem apropriados precisam de algum tipo de rateio.

Quanto ao volume de produção, os custos se dividem nas categorias:

Variáveis: são aqueles cujos valores variam de acordo com o volume de produção. Aumentam á medida que aumenta a produção agrícola.

Fixos: são aqueles cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido Leone (1997). ”Podendo existir mesmo que nada seja produzido” Cunha e Fernandes (2010, p.2).

2.2 SISTEMAS DE CUSTEIO

Entende-se que o sistema de custeio consiste num critério por meio dos quais os custos são apropriados à produção. De acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos, Moura (2005).

É evidente que a adoção dos métodos de custeio vai depender dos objetivos da empresa. Se a empresa tiver como objetivo respeitar a legislação fiscal, sem considerar as informações prestadas pela contabilidade de custos para a tomada de decisões, adotará o custeio por absorção. Entretanto, se a empresa utiliza as informações prestadas pela contabilidade de custo para a tomada de decisões, poderá adotar de forma complementar, o custeio variável, Moura (2005).

2.3 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

De acordo com Wernke (2005, p.19) “este custeio é o mais adequado para finalidades contábeis, como avaliar estoques e determinar valor total de custos dos produtos vendidos a ser registrado na Demonstração de Resultado do Exercício”. A legislação brasileira exige a utilização deste método para compor o custo dos bens ou serviços vendidos. O “custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de todos os custos do ciclo operacional interno aos portadores finais dos custos” Koliver (apud, MOURA, 2005,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com