TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia No Transito

Artigo: Violencia No Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

Violência no Trânsito

Chega !!! Não podemos aceitar mais que o trânsito de nossa cidade continue esse caos, vitimando tantos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas !!!

Todos nós sabemos que a violência no trânsito tem um custo altíssimo para o país. Anualmente, milhares de vidas são perdidas por causa de acidentes nas rodovias e nas ruas de nossas cidades, e juntamente com perdas vitais há ainda um enorme prejuízo com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências, etc.

Diversos estudos têm demonstrado que a marginalização, a criminalidade e a violência no trânsito são produtos complexos oriundos de diversos fatores psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais de uma comunidade. Assim, a busca de soluções para essas questões negativas deve surgir de uma aplicação integrada das políticas públicas de segurança, de saúde, de educação e de desenvolvimento social, entre outras.

Existem várias alternativas que têm sido aplicadas em outras localidades do país, alcançando significativos resultados na melhoria direta no trânsito. Em nossa comunidade, o prof. Jonair Rocha tem debatido o assunto de forma veemente, buscando despertá-la para resolver a questão. Dessa forma, parte desse trabalho se inspira em suas idéias.

- A primeira ação a ser desenvolvida deve ser a estruturação de uma “Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança”, com intuito de desenvolver de forma responsável a política de segurança comunitária. Geralmente, faz parte dessa estratégia a criação da “Guarda Municipal de Trânsito” para atuar na Fiscalização e Operação de Trânsito, Planejamento Operacional de Trânsito, e Proteção Comunitária. A “Guarda de Trânsito" deve possuir uma estrutura organizacional própria, com sede, pessoal de carreira, além de veículos e equipamentos diversos, como por exemplo: radares, bafômetros e “taser” (arma não letal).

- Em cidades com poucos habitantes e pequena frota de veículos uma outra alternativa usada é o estabelecimento de parceria, junto ao Governo Estadual, para aumentar o número de policiais civis e militares para atuarem na segurança local.

- Em todo Brasil, muitos municípios têm criado também a “Guarda de Trânsito Mirim”, como um instrumento social para atuar, especialmente, com foco na prevenção da criminalidade e na violência no trânsito. A “Guarda de Trânsito Mirim” é importante ao reunir um conjunto estruturado de políticas públicas, voltado pata a inclusão social, integração e mobilização comunitária, fiscalização e monitoramento, educação e desenvolvimento urbano. Esse trabalho tem como eixos principais a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

- Associado ao trabalho de fiscalização e monitoramento do trânsito, é importante a implantação efetiva de “Projetos de Educação para o Trânsito nas Escolas”, que contribuirá para a formação de condutores conscientes. Vale lembrar que os estudantes de hoje são os pedestres, ciclistas e passageiros do presente e serão, em sua maioria, os motoristas de amanhã. Por isso mesmo é importante disseminar as normas de trânsito nas Escolas de todo país, em todas as séries do ensino fundamental, médio e profissional.

- Em muitos lugares, os lojistas e funcionários dos Estabelecimentos comerciais estacionam os seus veículos logo pela manhã nas portas dos seus estabelecimentos comerciais e só os retiram para o almoço, voltam a estacionar após o almoço e só saem no final da tarde. O controle dos estacionamentos em tais locais é primordial para permitir que todos os membros de nossa comunidade tenham o mesmo direito de uso dos estacionamentos nas vias mais movimentadas. Uma das formas de fazer isso é a implantação do “Estacionamento Tarifado de Duração Limitada”, que é um dos artifícios que garantiria a rotatividade nas vias públicas permitindo o monitoramento por períodos de curta duração. Ou seja, seria a criação de uma “Zona Azul” onde se cobraria uma taxa de estacionamento para os veículos que ficassem estacionados por um período de tempo mais prolongado (J.R., 2009).

- As principais praças de nossa cidade são usadas como ponto de compra e venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com