TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA NO TRANSITO

Por:   •  24/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

O trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade. É um sistema complexo, do qual todos nós dependemos diariamente para nos deslocarmos tanto como condutores, quanto como passageiros ou pedestres. É por meio dele também que despachamos ou recebemos nossas mercadorias que produzimos ou produtos que consumimos. Cabe então a todos que fazem parte desse meio social, serem responsáveis por ele, porém, quanto à segurança no trânsito, sem duvidas quem tem a maior responsabilidade são os motoristas. Muitos condutores não têm consciência dessa responsabilidade. É comum ouvir-se relatos de acidentes, onde o condutor aponta como causa a falta de acostamento, a má condição da estrada, a chuva, um buraco na pista, entre diversos outros fatores, mas os estudos apontam que cerca de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. Presencia-se diariamente no trânsito, o desrespeito, as provocações, as demonstrações de superioridade, a agressão e a violência, atos praticados geralmente por condutores, o que faz com que a ocorrência de acidentes seja cada vez maior. O motorista deve saber conduzir defensivamente, ou seja, dirigir ou pilotar de forma a evitar acidentes apesar das condições adversas, dos erros é da irresponsabilidade de outros motoristas e pedestres.

Palavras-chave: Trânsito, Acidentes, Segurança.

ABSTRACT

Traffic is the most important junction point of the various groups, segments and individuals of a society. A complex system, which we all depend for daily we move, as drivers, passengers or pedestrians and dispatch or receive products we produce or consume. It is then up to everyone, be responsible for the welfare of this social environment however, as the traffic safety without doubt the greatest responsibility lies with the drivers. Many drivers are not aware of this responsibility. It is common to hear reports of accidents where the driver points to cause the lack of shoulder rain, a hole in the track, and many other factors, but studies show that about 90% of accidents occur due to human error. It is seen daily traffic, disrespect, provocation, superiority demonstrations, aggression and violence, acts which are mainly perpetrated by drivers, which must bear the greatest responsibility in security. To know drive defensively is to drive or to prevent accidents or reduce the inevitable consequences, despite adverse conditions, errors and irresponsibility of other drivers and pedestrians, that is, it is a must for all practitioners of it.

Keywords: Traffic, Accidents, Safety.


  1. INTRODUÇÃO

Há cerca de milhões de anos, a roda era inventada, mas o homem mal sabia o qual mais avançado ele poderia ir. Os meios de locomoção, nada convencionais e fáceis como os dos dias atuais, começavam a tomar conta das ruas. No início eram puxados por pessoas, depois por animais, até que, com a Revolução Industrial e o avanço da ciência, o homem fez surgir os veículos com motor.

A civilização aumenta, pois o acesso às cidades fica cada vez mais fácil, a produção e a comercialização passam a fluir cada vez mais. Contudo, para esse rápido acesso, estradas deveriam ser construídas para ligar as regiões, as cidades precisariam ceder espaço para elas, o movimento passaria a percorrer as vilas, e o perigo percorreria os cidadãos. Os acidentes e mortes no trânsito passariam a ter o seu começo.

Acidente de trânsito é o resultado indesejável de solução de um conflito no uso de um espaço público, é todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais e para caracterizar-se, é necessário a presença de dois desses fatores. É também uma das principais causas de morte no mundo, uma vez que, questões como a imprudência, a negligência, a imperícia, a falta de respeito às leis e o mau estado das estradas e rodovias contribuem para essa situação. Em alguns casos, os acidentes ocorrem entre dois ou mais veículos diferentes, podendo também ocorrer com perdestes e ciclistas, onde as lesões, nesse caso, são as mais graves.

Dentre as causas externas de morbi-mortalidade, os acidentes de trânsito têm especial relevância tanto pelo elevado custo econômico, quanto pelo sofrimento e pela perda de qualidade de vida que, muitas vezes, acarretam às vítimas, aos familiares e à sociedade como um todo.

Pode ser considerado um evento, na maioria das vezes, evitável, pois o motorista, o motociclista, o ciclista e o pedestre deixam de desenvolver ações que, muito provavelmente, poderiam tê-lo evitado. Evidencia-se o pouco conhecimento que a sociedade tem sobre o comportamento de motoristas e pedestres, as condições de segurança das vias e os custos humanos e ambientais do uso de tão grande frota de veículos.

O aumento da frota de veículos tem sido um fenômeno mundial e, geralmente, o sistema viário e o planejamento urbano não acompanham esse crescimento. O problema é potencializado nos grandes centros urbanos, onde a violência tem importância diferenciada dentre os agravos à saúde.

Assim este trabalho justifica-se por apresentar em seu conteúdo uma temática relevante ao nosso cotidiano que é a importância da saúde no trânsito, o que poderá propiciar uma melhor qualidade de vida as pessoas, pois estará oferecendo aos acadêmicos e comunidade um conhecimento maior e mais adequado sobre o tema abordado.

O tema proposto diz respeito à segurança viária, o levantamento de informações sobre os fatores que contribuem para a ocorrência dos acidentes, de forma direta ou indireta, são elementos importantes para a promoção de um trânsito seguro. Os objetivos abordados dentro dele são mostrar, em forma de gráficos, a porcentagem de mortes ocorridas pelas imprudências no trânsito, mencionando as causas mais comuns de acidente de trânsito além de apresentar as maneiras de poder evitá-los.

Este trabalho foi produzido durante o ano de 2016, entre as três etapas pedagógicas. A primeira parte foi uma breve explicação sobre o tema do trabalho, o qual foi entregue durante a primeira etapa. A segunda parte está sendo entregue agora onde contém as respostas de suas problemáticas, sendo então, o desenvolvimento do projeto, e por fim teremos a apresentação na terceira etapa pedagógica.

[pic 1]

  1. DESENVOLVIMENTO

     2.1 Conceitos de Trânsito

O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. É um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito.

De fato, cada estudioso do assunto tem o seu conceito a respeito desse termo. Para responder tecnicamente a essa indagação é relevante verificar, em princípio, o que dizem os dicionaristas e, por fim, a própria legislação de trânsito.  A Lei define trânsito como sendo “”. O CTB em seu anexo I diz que trânsito é: ”movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (260.7 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com