TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virada da natação

Por:   •  5/12/2015  •  Seminário  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

Farejador de Plágio -  NÂO REGISTRADO - Analisando SOMENTE 50% do documento

FAD- FACULDADE DIADEMA

GRUPO UNIESP- SP

TRABALHO

DE  

VOLEIBOL

Aluno: Anderson Ribeiro dos Santos

Curso:  Educação Fisica

Disciplina: Voleibol     2 semestre (referente Atividade de DP)

Prof. Ms. Deberson Ferreira

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO VOLEIBOL E A SUA POSSÍVEL UTILIZAÇÃO NO ENSINO  {pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3 {pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o} %A3o} FUNDAMENTAL II

INTRODUÇÃO

 OS PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) reforça que os conteúdos da educação física vão além da própria pratica esportiva, os conteúdo dentro dos PCNS possibilita o trabalho do professor de educação física,  {pt.wikipedia.org/…ki/Educa%C3%A7%C3%A3o_f% {pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o}  {pt.wikipedia.org/…ki/Educa%C3%A7%C3%A3o_f%C3%ADsica} C3%ADsica} dando uma referência do que ele pode trabalhar dentro dos blocos, que são esportes, jogos, lutas, ginásticas;  {www.significados.com.br/educacao-fisica} atividade {www.significados.com.br/educacao-fisica} s rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.

 Dentro desde conteúdos o professor pode planejar a suas atividades de acordo com seus objetivos, dentro da modalidade ou da série que ele esteja trabalhando. 

 Temos que pensa no vôlei não como uma modalidade desportiva, mais como um mecanismo de transformação que possibilita as seguinte mudanças: disciplina, fortalecer, socialização, autoestima, auxiliar na criação de hábitos saudáveis e organização, fatores que contribuem para a formação da cidadania.

O vôlei enquanto conteúdo escolar pode proporcionar a interação social  {http://www.ufpi.br/subsiteFiles/def/arquivos/files/O {www.ufpi.br/…les/def/arquivos/files/O%20VOLEIBO {http://www.ufpi.br/subsiteFiles/def/arquivos/files/O%20VOLEIBOL%20COMO%20CONTEDO%20ESCOLAR%20DA%20EDUCAO%20FSICA%20TER%20OU%20NO%20SER(1).pdf} L...} %20VOLEIBOL%20COMO%20CONTEDO%20ESCOLAR%20DA%20EDUCAO%20FSICA%20TER%20OU%20NO%20SER(1).pdf} do aluno e fazer com que os alunos se sintam mais motivados a aprender.

 Entre vários esportes escolares o voleibol apresenta, melhora no relacionamento entre os colegas e desenvolve várias capacidades físicas nos praticantes, como agilidade, coordenação motora, velocidade, tempo e reação.  

 A importância do voleibol enquanto conteúdo das aulas de educação  {http://www.ufpi.br/subsiteFiles/def/arquivos/fi {www.ufpi.br/…les/def/arquivos/files/O%20VOLEIBO {pt.wikipedia.org/…ki/Educa%C3%A7%C3% {www.slideshare.net/felipearthur20/si {www.slideshare.net/felipearthur20/sigmund-freud...} gmund-freud...} A3o_f%C3%ADsica} L...} les/O%20VOLEIBOL%20COMO%20CONTEDO%20ESCOLAR%20DA%20EDUCAO%20FSICA%20TER%20OU%20NO%20SER(1).pdf} física no primeiros anos do fundamental II e desenvolver conhecimento dos aluno, percepção de movimentos e comportamento da modalidade ensinada que o vôlei.

Não podemos esquece que muitos alunos, não conhece e quando conhece e através da mídia, mais nunca praticou modalidade a (vôlei) ou não teve uma vivência.

 Seguindo um pouco mais a frete gostaria de citar um trabalho de conclusão de curso autor Marco Alexandro Teixeira Lemos que mencionar (De acordo com Melo (1997), os currículos de educação física devem constar atividades práticas  {repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1464/1/Marco} da cultura corporal do movimento, que têm presença marcante na sociedade brasileira. Assim, o ensino do voleibol,  {repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1464/1/M {pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade} arco} e o desenvolvimento motor vêm de encontro a essa vertente, uma vez que atende todas as demandas  {repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1464/1/Marco} da sociedade).

Segundo (Kunz 2000) O esporte é como fenômeno sociocultural complexo é visto, nestas abordagens, embora  {www.redalyc.org/pdf/1153/115318167009.pdf} nem sempre ex {www.redalyc.org/pdf/1153/115318167009.pdf} plícitos, em três níveis de análises, conforme as estruturas representativas de seu desenvolvimento. Ou seja, nos níveis que são.

1.representação prática, quer dizer, de sua efetiva realização em diferentes contextos, formas e participantes;

2. representação da imagem midiática, isto é, da formação de significados e parâmetros de agir no e pelo esporte a partir da imagem fornecida pela mídia;

3. Representação simbólica, com a construção de uma simbologia da realidade esportiva a partir de conceitos teóricos especialmente desenvolvidos pelas ciências do esporte.

Devemos investigar níveis de conhecimento dos alunos definir um parâmetro de trabalho a ser desenvolvido sobre o conteúdo de voleibol nas aulas de educação física.

A partir do que professor conseguir identificar de conhecimentos que seus alunos tem sobre a modalidade que está ensinando ai planeja métodos e conteúdo que será trabalhado. O professor   não pode deixar de planeja as aulas que inclua todos seus aluno até os alunos com menor habilidade.

ENSINANDO VOLEI NO FUNDAMENTAL II CONTEUDO DESENVOLVIMENTO

Não podemos pensa em nossa aula de educação física objetivo de esportivização, de auto rendimento, ou penso próprio jogo em sim. Segundo (Bracht 2000) No esporte de rendimento as ações são julgadas pelo seu resultado final, a performance esportiva mensurada/valorizada em função do código binário da vitória e derrota.

Os meios empregados no treinamento, o próprio treinamento, tudo é medido pelo resultado final. Muitas vezes os alunos não estão acostumado com processo de derrota, partindo deste princípio podemos ter muitas frustações uma evasão das ou desistência da pratica esportiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com