TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita CRAS

Pesquisas Acadêmicas: Visita CRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Visita a um Cras.

Qual a profissão da Gestora?

Assistente Social.

2) Quais as atribuições da Gestora?

Atualmente estou na Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo. Coordeno 12 programas da rede básica (6 Centros de Referência de Assistência Social CRAS e 6 Unidades de Referência de Assistência Social URAS).

3) Como é realizado o planejamento no CRAS, e de quanto em quanto tempo?

Os serviços de proteção social básica são executados nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e nas Unidades de Referência de Assistência Social – URAS, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS.

Quinzenalmente Gerência se reportam aos programas para analisar e avaliar o processo de trabalho desenvolvido, elencando pontos nodais e possíveis encaminhamentos.

4) Organização: Como se estabelece a organização no ambiente em que estão inseridos?

Reuniões de Equipe com Gerência de Proteção Social Básica

Objetivos: Propiciar espaço para análise e troca de experiências a partir das atuações dos programas e construção de estratégias que se mostrem compatíveis com as demandas que são comuns a esses locais.

Encontros com coordenadores e técnicos para troca de experiências, e construção de estratégias frente as demandas de trabalho

5) A sua direção visa o quê aqui no CRAS?

O objetivo geral do CRAS é “desenvolver ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo por perspectivas o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o direito à Proteção Social Básica e a ampliação da capacidade de proteção social e de prevenção de situações de risco no território de abrangência”.

6) É realizado algum tipo de controle ou avaliação dos trabalhos aqui desenvolvidos?

Monitoramento: Objetivo: Refletir, analisar, planejar, avaliar e definir encaminhamentos às demandas apresentadas nos Centros de Referência de Assistência Social e Unidades de Referência.

Acompanhamento e análise de relatórios administrativos construído pelos programas.

7) Vocês utilizam algum tipo de ferramenta para o planejamento, organização, direção e controle?

O Censo SUAS/CRAS é uma importante ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento dos CRAS, pois fornece informações para o planejamento e tomada de decisão para a consolidação do SUAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com