TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Institucional CRAS

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  2.918 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)
  1. Nome:
  2. CGU:
  3. Endereço Eletrônico:
  4. Polo:
  5. Período letivo: (ano/semestre)

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO VISITADA
  1. Razão Social/Nome fantasia: CRAS Carolina Ferrari Amadori
  2. Endereço: Rua São Francisco, 175, Bairro Sudoeste, Pato Branco, Paraná
  3. Fone e/ou e-mail: crascarolinaferrari@patobranco.pr.gov.br
  4. Telefone:
  5. Gestores/dirigentes:
  6. Abrangência: Municipal
  7. Funcionamento (horário): 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30
  8. Vinculação administrativa (mantenedora): Município, Estado e Governo Federal

  1. DADOS DE DESCRIÇÃO

     

    O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

    Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional.

    O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

    Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

    Esses espaços estão localizados em regiões mais pobres das cidades voltadas para o atendimento socioassistencial. A equipe do centro identifica as necessidades dos indivíduos e das famílias de cada localidade, acolhe, insere em atividades coletivas e/ou, se necessário, encaminha os integrantes do grupo familiar para outros atendimentos. Nessa condição, eles se configuram como instrumento estratégico dentro da rede de proteção e promoção social no Brasil. Por se organizar a partir do foco de atendimento às famílias, potencializa o alcance das ações e políticas sociais,promovem o apoio para manter e sustentar os vínculos familiares e comunitários, com todos os bons efeitos que tem na sociedade.

    Atualmente tem-se nos Cras um espaço fundamental para desenvolver ações complementares do Bolsa Familia e estabelecer as devidas interfaces com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e com programas de inclusão produtiva, geração de trabalho e renda, dentre outros. Por isso, eles representam uma importante conquista, ao mesmo tempo em que apresenta desafios, sobretudo no que diz respeito a qualificação da metodologia de trabalho, por meio de políticas de capacitação e qualificação que respeitem as capacidades locais e recuperem a auto-estima.

    O CRAS Carolina Ferrari Amadori foi implantado em 23 de abril de 2010 pelo então prefeito Roberto Viganó. Está sediado em um imóvel próprio na região sudoeste da cidade, contendo em sua estrutura uma sala de recepção, quatro salas de atendimento individual, sala para a realização das oficinas, cozinha, almoxarifado e banheiro.

No que concerne aos equipamentos materiais (móveis, utensílios, máquinas, salas da organização), cada sala possuí um computador, mesa, cadeira e armário, a impressora é de uso comum; a recepção possui cadeiras para os usuários, computador e mesa para a recepcionista que também é responsável pelo atendimento do telefone que se encontra na recepção; a cozinha possuí fogão, pia, geladeira e armário. O Cras ainda possui carro próprio para visitas e uma van para o transporte dos usuários que freqüentam os grupos,

 A instituição conta com um quadro profissional multidisciplinar de 7 funcionários, sendo 2 assistentes sociais, 2 pedagogas, 2 psicólogas e 1 técnico-administrativo, todos concursados.

    O Centro de Referência em Assistência Social Carolina Ferrari Amadori, presta serviços e programas socioassistenciais a famílias e indivíduos em áreas de vulnerabilidade e risco social. Atendendo os bairros Alvorada, Lago Azul, Gralha Azul, Santo Antônio, Canaã, Veneza, Novo Horizonte, São Cristóvão, Morumbi, São Roque, Vila Verde, Jardim Floresta, Cristo Rei, Bonato, Industrial, São Vicente, Sudoeste, auxilia as famílias no acesso às políticas de atendimento como Cadastro Único, baixa renda da luz e água, documentações, Programa do Leite, inscrição para cursos do Pronatec e Inclusão Produtiva, bem como os seguintes projetos:

Pingo de Gente

    Destinado a crianças de 03 a 05 anos de idade, trabalha o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a construção da identidade e a formação cidadã, bem como o estímulo pedagógico de aprendizagem.

Mundo de Criança

    Atende crianças de 06 a 10 anos de idade, implementando as ações e diretrizes do projeto Pingo de Gente.

 Adolescer

    Adolescentes de 11 a 14 anos de idade são estimulados ao Protagonismo Juvenil, para se tornarem agentes transformadores de sua realidade social e familiar. Projeto incentiva a formação cidadã e o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.

Projovem Adolescente

    Desenvolve atividades com adolescentes de 15 a 17 anos, tendo como objetivo incentivar o Protagonismo Juvenil, onde os adolescentes são estimulados a serem agentes transformadores de sua realidade social e familiar. Incentivo a formação cidadã e ao fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, iniciação e preparação para o mercado de trabalho são os focos das ações.

Pais em Ação

    Grupo de orientação para pais e mães, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências e de aprendizado. Os temas fortalecem vínculos familiares e comunitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com