TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral de sistema de informação

Tese: Visão geral de sistema de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 6

Visão geral de sistema de informação

Sistema de informação do inglês Information System é o termo utilizado para desenvolver um sistema automatizado que pode ser denominado como sistema de informação computadorizado, que abrange pessoas, máquinas, ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informações para a organização.

A importância ou vantagens na utilização do sistema de informação ajuda a organização, a organizar e estruturar as informações de maneira ordenada e eficiente tanto interna quanto externa.

Todo Sistema que manipulam dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

OS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

O modelo fornece uma estrutura referencial, destacando as relações entre componentes e atividades dando ênfase a quatro conceitos principais podendo ser aplicados a todos os tipos de sistema de informação.

1- Pessoas, hardware, software, dados e redes: determinam os cinco recursos básicos do sistema de informação.

2- Recursos humanos são usuários finais e especialistas em SI: recursos de hardware consistem em máquinas e mídia - recursos de softwares são programas e

procedimentos -recursos de dados são bancos de dados e bases de conhecimento -recursos de rede correspondem às mídias e as redes de comunicações.

3- Recursos de dados: são transformados por atividades de processamento de

informação.

4- Processamento de informação: são atividades de entrada, processamento, saída armazenamento e controle.

PAPÉIS FUNDAMENTAIS DAS APLICAÇÕES DE SI NA EMPRESA

Há três papéis vitais que os sistemas de informação desempenham nas empresas:

- Suporte de seus processos e operações;

- Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes;

- Suporte nas estratégias em busca de vantagens competitivas

CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PELO NÍVEL ESTRUTURAL

As empresas são compostas por diversas partes, tais como: departamentos, equipes, setores, divisões ou áreas. Cada uma dessas partes são compostas por pessoas associadas em níveis estruturais como: diretores, gerentes, analistas e técnicos. Nessa classificação, os sistemas são agrupados pela característica da informação que estes processam: estratégico, tático, operacional

o valor da informação está diretamente ligado a como ela auxilia os tomadores de decisões a atingir seus objetivos organizacionais. as tecnologias de informação,são responsáveis pela captação, armazenamento, tratamento e disseminação da informação, têm sido utilizadas intensamente em empreendimentos onde os recursos de informação e de conhecimento são de grande relevância, como no caso das organizações e suas áreas administrativas e produtivas, ou áreas dentro das organizações cujo negócio está lidado a pesquisa e desenvolvimento. Estratégia de inovação: lançar novos produtos e serviços, acrescentando novos recursos ou desenvolver novas formas de produzi-lo.

Estratégia de eficácia operacional: melhorar a maneira como os processos empresariais são executados. Estratégia de foco no cliente: concentrar-se em deixar os consumidores satisfeitos. Para cada estratégia é possível a utilização ou combinação de softwares específicos. Os sistemas de informação, se bem concebidos e bem trabalhados numa empresa podem trazer vantagens aos mais variados níveis. Por exemplo:

Reduzir custos

Aumentar a oferta

Melhorar a satisfação dos clientes

Detectar nichos de mercado

Melhorar a qualidade dos produtos e serviços

Etc.

A EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Os sistemas de informação que conhecemos hoje é fruto de anos de evolução tecnológica e procedimental. As empresas evoluíram no processo de gestão, a indústria modernizou os processos de produção e as pessoas evoluíram na maneira de relacionar, comprar, negociar e interagir com a tecnologia.

Tudo isto fez com que a evolução dos sistemas de informação ocorresse de forma acelerada para acompanhar as constantes transformações do mundo dos negócios. Entendemos que três fases importantes devem ser consideradas quando analisamos a evolução dos sistemas de informação: era DOS, era Windows e era Web.

Era DOS

DOS (Disk Operation System) era o nome do sistema operacional da Microsoft que fez muito sucesso até o início dos anos 90 e que permitiu que os PCs tornassem populares.

Principais características dos sistemas de informação nesta época

• Tela em modo texto;

• Uso do teclado;

• Os sistemas de informação eram usados para processos repetitivos;

• Os sistemas de informação eram usados em substituição da máquina de

escrever;

• Usados em grandes empresas ou segmentos específicos de mercado;

• Principais linguagens de programação: Clipper e COBOL;

• Principais bancos de dados: DBF e arquivos textos;

• Foco no operador. Havia profissionais específicos para operar os sistemas de informação.

Era Windows

O Windows veio em substituição ao DOS. Trouxe um novo conceito, o conceito de janelas, e incorporou novas formas de trabalhar no computador, como o uso do mouse, arrastar e soltar, entre outras. O Windows proporcionou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com