TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitrinismo E Merchandising

Resenha: Vitrinismo E Merchandising. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Vitrinismo e Merchandising

Sempre se precisou em lojas, de alguma pessoa que cuidasse da decoração das vitrines das lojas, para torná-las atraentes, tanto para os comerciantes quanto para os clientes. Esses profissionais ao longo do tempo foram se especializando e ficaram conhecidos como vitrinistas. Desde muito tempo eles mantém a mesma função numa loja. Basicamente eles tem seu próprio atelier num estabelecimento e produzem verdadeiras obras de arte para decorar as vitrines das lojas e chamar a atenção dos clientes.

Antigamente, na década de 80, quando teve recessão global e uma crise no setor de comércio, surgiu a necessidade de um profissional nas lojas que fizesse algo para destacar as mercadorias para que elas ficassem mais visíveis e consequentemente vendessem mais. Foi aí que os vitrinistas passaram a estudar o ambiente da loja para decorá-las como objetivo de vender mais. Esse profissionais, geralmente um profissional de artes visuais, ficaram conhecidos como visual merchandisers. Naquela época, como o computador não era uma ferramenta tão popular como é hoje, o Designer Gráfico trabalhava muito com pinturas, esculturas, letreiros. Tudo era feito à mão. Não era como hoje que um designer é conhecido por ser um “profissional de computador”. Com isso era fácil deles trabalharem em montagem de vitrines, decoração de ambientes, manequins, sinalização etc.

Foi isso que aconteceu. Com o passar do tempo, os comerciantes foram vendo a importância do visual de loja, pois isso aumentava as vendas e tornava um ambiente agradável ao cliente. Os profissionais passaram a além de decorar vitrines, planejando-as em seu atelier, passaram a decorar toda a loja.

O Visual Merchandising está em todo lugar, seja nas lojas, nas farmácias, supermercados, shoppings center, etc. Ele serve para atrair a atenção das pessoas para um determinado objetivo. Quando uma pessoa para em frente a uma vitrine para admirá-la ou é guiada dentro uma loja através de placas, conseguiu encontrar alguma coisa em um ambiente de vendas a partir de placas, nisso o visual merchandising atuou.

Mas mais do que isso, ele não serve só para dirigir a atenção de uma pessoa para somente informar, mas hoje em dia tem sido usado para fazer ela comprar algum produto, principalmente se ela não planejou comprar aquilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com