TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vários métodos de marketing para atrair a atenção do comprador

Tese: Vários métodos de marketing para atrair a atenção do comprador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

1. Os varejistas utilizam uma variedade de técnicas de marketing para atrair a atenção do comprador. Como eles apelam a cada um dos 5 sentidos para atrair essa atenção?

O marketing sensorial apela para os cinco sentidos trazendo proximidade, espiritualidade e emoções no consumidor. Com o mercado em expansão e a concorrência cada vez maior, nasce a necessidade de explorar a fundo o desejo de comprar, a sensação do produto, o bem estar e a fidelização. A seguir, a descrição da utilização dos sentidos humanos no processo de percepção do consumidor:

Visão: o sentido da visão é o mais explorado pelos profissionais de marketing, eles apostam muitos nos elementos visuais em publicidade e no design de lojas e embalagens. Os significados são comunicados ao canal visual por meio da cor, do tamanho e do estilo do produto.

O uso de ambientes decorados com cores e detalhes que traduzem a ideologia da empresa faz com que o cliente se sinta mais confortável e permaneça por mais tempo dentro da loja. Outra técnica é a disposição de produtos de modo que sua visualização seja fácil e chame atenção.

Solomon (2011) nos explica que as cores podem até mesmo influenciar nossas emoções. Estudos revelam que algumas cores criam sentimentos de excitação e estimulam o apetite, como o vermelho. Outras, como o azul, nos remetem a momentos mais tranquilos. Exemplificando: a American Express lançou seu “Blue Card”, depois que pesquisas mostraram que as pessoas associam a cor a sensação de paz e tranquilidade.

Mais exemplos: o banco Itaú desenvolveu tons de cores exclusivos para sua marca. Algo mais sutil é feito pelo jornal Folha de São Paulo que utiliza tipos de letras exclusivos. Esses detalhes podem não ser notados conscientemente, mas fazem parte da experiência do cliente, e automaticamente cria uma associação entre tais características e o produto.

Audição: a audição é muito utilizada nas campanhas publicitárias e ações promocionais, pois uma pessoa pode ouvir diversas músicas e sons diariamente que influenciam diretamente no humor. Muitos aspectos do som afetam os sentimentos e comportamentos das pessoas. As lojas e restaurantes tocam frequentemente tipos de músicas que criam uma determinada atmosfera.

O volume e o ritmo da música embalam o ponto de venda: quando o ambiente está muito cheio e a intenção é causar rotatividade, o ideal é colocar músicas mais agitadas. Já quando a loja estiver mais vazia e houver o interesse de fazê-lo permanecer mais tempo – e consequentemente comprar mais – o recomendado é colocar músicas mais calmas.

Marcas de maior expressão criam uma rádio própria, com programação exclusiva, onde anunciam as promoções do dia, ofertas relâmpagos, etc.

Olfato: os odores podem incitar emoções ou criar uma sensação de tranquilidade. Eles podem evocar lembranças ou aliviar o estresse.

De acordo com Solomon (2011), pesquisas apontam que consumidores que viam anúncios de flores e chocolates e que também eram expostos aos aromas desses produtos passavam mais tempo processando informações sobre eles, e tinham mais tendência a experimentar outras alternativas dentro da categoria do produto.

Um exemplo clássico é o “Efeito Axe”, onde os comerciais mostram mulheres perseguindo homens que usam a marca, nos dizendo que homens que usam as fragrâncias atraem as mulheres.

Algumas de nossas reações aos aromas se originam de associações que remetem a momentos bons ou maus. O cheiro de café moído na hora nas cafeterias pode conectar-se a lembranças de infância na casa da vovó.

Boutiques se utilizam de aromatizadores de ambiente para dar um toque chique ao ambiente.

Tato: o consumidor tem o hábito de “observar” com as mãos. O fato do produto estar disponível para o cliente tocar aumenta sua interação e a chance da compra ser concretizada.

Para muitos consumidores não é suficiente ver o produto, é preciso tocar a embalagem, analisar sua consistência e sentir o produto.

A garrafa clássica e com desenhos em contorno da Coca-Cola comprova o poder do toque. A garrafa foi projetada para que as pessoas pudessem a identificar mesmo no escuro.

Produtos de vestuários feminino por exemplo, tendem a ser mais delicados, macios e leves. Já os homens valorizam uma sensação de aspereza. Equiparamos um tecido suave, como a seda, ao luxo, enquanto consideramos o brim prático e durável.

Assim, os varejistas se utilizam de texturas, formatos e elementos de design para chamar a atenção do consumidor através do tato.

Paladar: o ato de oferecer café, chá ou uma simples bala ao cliente o agrada. Lojas mais segmentadas como joalherias e lojas de grifes oferecem champanhe, harmonizando o ambiente com o poder aquisitivo do cliente.

Uma opção é a degustação dos produtos, obviamente experimentando o produto a chance de compra é altíssima.

Estudos da Universidade de Miami mostram que oferecer chocolate pode fazer o consumidor comprar itens mais caros ou de luxo. Graças aos componentes do chocolate, que estimulam o cérebro a produzir substâncias ligadas a prazer, bom humor e até amor. Essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com