TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xerox

Pesquisas Acadêmicas: Xerox. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  414 Visualizações

Fraude Contábil – XEROX

A Xerox Corporation, empresa estadunidense, fabricante de produtos como impressora e papel, prestadora de serviços no aluguel de equipamentos, atuante no setor de tecnologia da informação e documentação, entre outros, infringiu uma norma contábil que foi descoberta em 2002.

A empresa declarou ter registrado, durante cinco anos (1997 a 2001), o valor de 6,4 bilhões de dólares em receitas de vendas, quando na verdade mais de 70% deste valor foi recebido através de aluguéis de equipamentos e outros serviços. Teria feito isto para conseguir realizar empréstimos, financiamentos e renovações de contratos.

Esta atitude da Xerox violou o princípio da oportunidade que impõe ás empresas registrar as atividades no momento certo e com informações verdadeiras (artigo 6º da resolução CFC nº 1.282/2010) – “O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.”.

Segundo o site ebah: “De acordo com a SEC, a contabilização da Xerox não obedeceu a uma norma que permite que as empresas contabilizem imediatamente receitas e lucros recebidos de arrendamento como vendas a vista, e não durante a vigência do aluguel, significando que as vendas originalmente lançadas em um ano podem ser alocadas em outro ano.”, ou seja, além do princípio da oportunidade, o princípio da competência foi transgredido também, que visa que todo registro deve ser feito no mês do fato ocorrido, independente de pagamento ou recebimento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com