TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZERO WASTE APLICADO A PEÇAS INFANTIS

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA: Moda sustentável: vestuário infantil com técnicas de desperdício zero de tecidos

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: O que fazer para aperfeiçoar as técnicas de desperdício nos tecidos para roupa infantil?

OBJETIVO GERAL: Descobrir técnicas que podem ser aperfeiçoadas no aproveitamento dos tecidos de vestuário infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Estudar sobre sustentabilidade/reutilização

- Entender processos de reutilização existentes, ex: upcycling, zero waste.

- Identificar as possibilidades de reutilização das sobras desse tipo de produto de vestuário.

- técnicas de desperdício zero durante o processo criativo.

- coleção re-circulo

TEMA: Moda sustentável: técnicas que prolonguem o tempo de uso de peças do vestuário infantil

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Quais técnicas utilizar durante para ampliar o uso de peças do vestuário infantil?

OBJETIVO GERAL: Descobrir métodos que possam ampliar o uso de peças do vestuário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Estudar o ciclo de vida do produto do vestuário infantil

- Identificar técnicas de ampliação do produto durante o processo de desenvolvimento

- Estudar a técnica de moulage em relação à função multiuso das peças de vestuário infantil.

- Minimizar a subordinação dos produtos as tendências de moda;

- Transmitir o conceito de consumo consciente;

Explorar o aprimoramento do uso no produto de moda

3        ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RESUMO

Com base no processo criativo, o estudo visa à ampliação do uso do produto de vestuário infantil através de técnicas de modelagem tridimensional, beneficiamento e subordinação de tendências, que de certo modo agem diretamente no consumo exacerbado e no descarte indevido ao meio ambiente. Com a aplicação dessas técnicas no processo de criação, o descarte rápido tende a diminuir, devido ao consumo ser influenciado pelas tendências de moda que as crianças vêm seguindo cada vez mais por influência da mídia. O consumo sustentável entremeia o projeto tanto na perspectiva do descarte, quanto no prolongamento do ciclo do produto, ao propor para seus usuários valores que colaborem com o meio ambiente. TERMINAR.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo consciente, moulage, multifuncionalidade

 

INTRODUÇÃO

A Introdução deve conter os fundamentos do estudo. Seu objetivo é situar o leitor no contexto da pesquisa, permitindo-lhe perceber o que será analisado, o alcance da investigação e suas bases teóricas. Os elementos estruturais, pela ordem, devem ser: Tema (assunto de que trata o trabalho), Problema da Pesquisa (dizer claramente, na forma interrogativa, onde se quer chegar, o que se pretende mostrar, descobrir, testar), Base Teórica (definição dos pressupostos teóricos e principais conceitos que serão trabalhados na pesquisa) e Formulação de Hipótese (consiste na(s) possível(is) resposta(s) que se espera confirmar com o trabalho de pesquisa). Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de 1,25 cm. Apague o texto explicativo e digite neste espaço.

Deve conter o maior número de detalhes, deve conter de 2 a três páginas.

Delimitar o tema

Este estudo pretende contribuir com a minimização dos impactos socioambientais causados pelo hábito de consumo excessivo de produtos do vestuário ligados à moda, buscando aperfeiçoar técnicas que ampliem o uso feitas através do processo criativo no segmento infantil.

O segmento infantil tornou-se promissor para a indústria da moda, tendo seu público classificado como pequenos grandes consumidores, devido ao potencial de mercado. O mercado de vestuário infantil representa cerca de 15% do setor de moda e em 2013 movimentou R$ 16 bilhões em roupas e acessórios. Segundo estimativas do mercado, o faturamento em 2014 deve chegar a R$ 150 milhões, sendo 60% vendas de roupas e calçados e o restante de brinquedos e carrinhos de bebê.  – atualizar informações.

As pesquisas de Morace (2008) revelam que tanto na Itália como em outros países, o reflexo da importância do vestuário infantil na economia tem sido tão significativo, que o setor vem se destacando como um dos mais prósperos nos últimos anos. Neste contexto, as crianças nascidas em plena revolução tecnológica são motivadas precocemente a consumir, pois se incluem cada vez mais cedo nas atividades familiares tornando-se consumidoras e acumuladoras (BRANDALISE, 2008).

São muitos os impactos negativos do atual sistema de moda, principalmente os danos causados à natureza e ao ser humano com o uso de agrotóxicos nos cultivos de algodão e a utilização de produtos químicos durante todo o processo de fabricação de uma roupa, além de outros problemas como o uso de mão-de-obra infantil e semiescrava; e o excesso de roupas e resíduos descartados. A moda está relacionada com o novo, com o efêmero, com mudanças cada vez mais rápidas nos produtos prescritas pelas tendências. Com o estímulo da mídia, há uma busca frenética pela novidade e como consequência tem-se o aumento do consumo. Esse sistema da moda sem medir as consequências tem grandes impactos ambientais que foram ignorados durante muito tempo (SCHULTE, 2011).

Colocar o problema da pesquisa – são feitos em forma de pergunta, com ponto de interrogação, e serão respondidas logo abaixo, com fundamentos, citações.

Quais técnicas podem ser usadas para promover a ampliação do produto durante seu processo criativo?

Para que possamos ampliar o uso de peças no vestuário infantil durante seu desenvolvimento, devemos analisar o como está nosso mercado consumidor. Atualmente o público infantil está mais exigente com os produtos, e com a mídia conseguem acompanhar as tendências de moda pela internet, nas novelas infantis e na própria escola; e então as crianças expressam suas preferências desde pequenas, interferindo na decisão de compra. Levando em conta o estilo de se vestir dos pais, propagandas, amigos e seus interesses individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (373.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com