TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoltan Paul Dienes E Constance Kamii

Ensaios: Zoltan Paul Dienes E Constance Kamii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Realizamos a pesquisa sobre os teóricos Zoltan Paul Dienes e Constance Kamii, e percebemos as diferentes técnicas utilizadas por eles, para que a criança possa construir o conhecimento sobre a matemática.

Zoltan Paul Dienes explora em seus estudos principalmente a construção de conceitos, processos de formação do pensamento abstrato e o desenvolvimento das estruturas matemáticas.

Sua teoria utiliza de seis etapas para a aprendizagem em matemática sendo elas o jogo livre, os jogos estruturados, a percepção da estrutura comum dos jogos já realizados, as diferentes representações de uma mesma estrutura, ao reconhecimento das propriedades da abstração conquistadas, ao agrupamento de propriedades num número mínimo de descrições, a invenção de procedimentos para que deste número mínimo de descrições deduza-se outras propriedades.

Segundo Dienes a Pedagogia tradicional, caminha na direção contrária para ensinar os conceitos matemáticos, ou seja, parte primeiramente da etapa do simbolismo, depois para a representação e por fim a realidade.

Para o autor, deve-se partir da realidade caminhando para a representação e finalizando com o simbolismo, pois assim a criança desenvolve um interesse em aprender a matemática.

Constance Kamii foi aluna de Piaget e sua teoria era embasada na idéia de que a criança deve ser estimulada a fim de desenvolver suas idéias.

Para a teórica a criança adquire o conhecimento lógico- matemático por um processo de construção, ação, de dentro pra fora.

Sendo assim, Kamii acredita que a criança aprende muito com jogos matemáticos desde a primeira infância, e que tais jogos estimulam a criatividade e conseqüentemente o cálculo mental, pois possuem regras, previsões, exceções e análises de possibilidades.

Por fim analisando as teorias concluímos que tanto para Dienes como para Kamii, o conhecimento da criança com relação à matemática se dá progressivamente ao ser aplicado de forma clara e gradual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com