TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água Como Recurso Natural

Resenha: Água Como Recurso Natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A água e um recurso natural, considerada o solvente universal. Líquido essencial para a vida que, apesar de ser renovável, sua disponibilidade esta cada dia, mais escassa em consequência das altas concentrações de poluentes lançados nos corpos hídricos, ou seja, a disponibilidade de água dentro de padrões de qualidade aceitáveis tem decaindo com o tempo.

A disponibilidade de água no mundo encontra-se em 60% de água doce de fácil acesso e concentra-se somente em 9 países do mundo, enquanto que os demais países precisam enfrentar níveis variáveis de escassez. Embora atualmente exista cerca de 6 bilhões de pessoas distribuídas pelas mais diversas regiões da terra, estima-se que apenas uma minoria delas esteja consumindo a maior parte da água existente no planeta.

Em alguns países o desperdício pode ser combatido com a mudança de hábitos, mas em países desenvolvidos é preciso agir de forma mais eficaz sobre problemas. Para milhões de pessoas a água é insuficiente ou inadequada ao consumo, pois não é tratada, o que explica o aparecimento de muitas doenças e outros problemas associados à má qualidade da água. A água vem ocupando a agenda política, econômica, social e cientifica mundial.

Cientistas trabalham na busca de novas tecnologias voltadas à sua preservação e políticos criam novas leis para proteger reservas e distribuir o liquido de forma mas igualitária.

Conscientes de seu papel na sociedade,cabe a nós o racionamento da águae evitar o desperdício com um bem tão precioso.Estima-se que 70% da superfície terrestre é coberta por água e apenas de 3% deste volume é doce. Desse total resta apenas uma pequena quantidade para as atividades humanas. Três quartos da superfície terrestre são completamente recobertos por água, o que corresponde a 1,5 bilhão de km3 em todo o planeta, distribuído entre oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras.

A água é uma das substâncias mais comuns, abundante e importante na superfície da Terra. Foi nela que a vida evoluiu e é nela que se processam os principais processos bioquímicos responsáveis pela manutenção da vida no planeta..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com