TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA, CIÊNCIA E TÉCNICA

Trabalho Universitário: ÉTICA, CIÊNCIA E TÉCNICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Quanto mais avançada a tecnologia, maior o controle e mais amplo o poder, e quando se fala em poder estamos nos referindo a algo acima de qualquer lei, é o que a tecnologia está se tornando, tem hackers, espionagem. A tecnologia segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado eficiente. Com tantos recursos disponíveis e possibilidades quase ilimitadas, os gestores esquecem que agora sua empresa possui mais uma porta para o mundo, porta esta que, se aberta, pode dar ao mundo valiosas informações sobre sua organização.

Um exemplo desse avanço é a espionagem virtual uma prática de obter informações através do meio digital de caráter secreto ou confidencial sobre governos ou empresas, sem autorização, para alcançar certa vantagem militar, política, econômica, tecnológica ou social.

Atualmente o Brasil é o quinto país mais atacado por programa de espionagem programas capaz de roubar documentos, gravar áudios, identificar a localização do usuário, ativar a câmera e interceptar o que se digita no computador. Os alvos são forças armadas e agências governamentais. Em geral, os principais interesses “roubados” pelo programa, são em inteligência e atividades militares, como, por exemplo, quantos aviões tem as forças armadas do país. Além de posições diplomáticas e governamentais não declaradas oficialmente.

Um exemplo bem claro é a notícia divulgada recentemente de que o Brasil vem sendo alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. O responsável pela divulgação da espionagem foi o ex-técnico da CIA Edward Snowden. Tanto residentes e pessoas em trânsito no Brasil quanto empresas instaladas no país foram alvo de espionagem da NSA – e cerca de 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails foram espionados graças à aliança corporativa entre uma grande empresa de telefonia americana, que mantém relações de negócio com serviços de telecomunicações no Brasil e no exterior. O que fica demonstrado nos documentos vazados, conforme a reportagem do jornal, é que a NSA usa o programa Fairview para acessar os sistemas brasileiros.

Para dificultar a espionagem digital, é necessário fechar o máximo as possibilidades de invasão e captura dos dados por meio de:

Senhas: Tamanho mínimo exigido pelo sistema, misturar letras (Maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais bem como a troca periódica.

Criptografia: Você pode proteger seus dados contra acessos indevidos, tanto os que trafegam pela Internet como os já gravados em seu computador.

Antivírus: São ferramentas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador.

Enviar e-mails e realizar transações via Web somente em servidores e sites que possuam um certificado digital emitido por uma certificadora reconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com