TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E EPIs NA ESTÉTICA

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A ética é um conjunto de normas de comportamento aceitável, mediante as quais uma pessoa realiza o seu trabalho com profissionalismo, tanto em benefício da sua reputação como da dos seus clientes, é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo.

Em todo o mundo os estabelecimentos que prestam atendimento na area de estética e beleza estão atendendo um numero cada vez maior de pessoas, é um mercado em franca expansão,onde cada vez mais e mais pessoas buscam, atraves da valorização da estética corporal, melhorar sua imgem pessoa,l seja para elevar sua alto-estima,seja para alcançar um patamar socio economico mais elevado.

.Os maiores problemas com a classe trabalhadora do segmento de beleza e estética passam pela precaria formação escolar, sobretudo, profissional, associada a falta de ética profissional, além do desconhecimento acerca dos micro-organismos e da sucebilidade dos individuos a contaminação, aliados a uma boa dose de descaso dos profissionais para com própria saúde e dos clientes.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são dispositivos que devem ser sempre utilizados pelos profissionais de estética corporal contra possíveis riscos que ameaçam a sua saúde ou segurança durante o exercício de sua atividade laboral.

Desenvolvimento

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”, aquilo que pertence ao caráter. Abrangendo questões morais, normativas e jurídicas, a ética profissional, deve estar presente em todas as profissões. O comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim, em todo comportamento humano, de maneira geral.

O Esteticista pode contribuir de maneira positiva (ou negativa) para a construção da de sua imagem no mercado de trabalho. A postura profissional, ou melhor, o Marketing profissional demonstra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do equilíbrio entre o bom gosto e o bom senso. Assim, em relação à apresentação pessoal, deve-se considerar que em estabelecimentos do ramo de beleza e estética os profissionais devem apresentar : higiene e asseio pessoal, usar perfume e desodorante suaves; priorizar por uma maquiagem leve; usar acessórios e adornos discretos; jalecos e roupas na cor branca ou clara, limpos e bem passados; usar sapatos fechados; estar com unha curta e pintada com esmalte claro ou incolor; cabelo preso; ser pontual entre um cliente e outro. Também devem procurara organizar-se a fim de manter o seu bem estar físico, mental, emocional e social; manter-se atualizado em termos profissionais; não discriminar os colegas ou outros profissionais que trabalhem na mesma área, jamais falar mal do concorrente, o que é péssimo para a sua imagem profissional

Tratar igualmente todos os clientes com a mesma simpatia, cortesia e dedicação, proporcionando a todos os um serviço de máxima qualidade. Ser sempre discreto e manter em sigilo todas as informações relativas aos seus clientes, principalmente sobre a vida particular dos mesmos; disponibilizar aos mesmos informações quando solicitadas, desde que relacionadas aos procedimentos, ao nível e a qualidade do trabalho .

Respeitar e cooperar com outros profissionais de saúde, a fim de promover o bem estar do cliente.

Ser correto e honesto na publicidade ou em outro tipo de divulgação dos seus serviços. Evitar ambíguidades nas informações sobre os serviços oferecidos, bem como nas que se referem aos resultados dos procedimentos. É fundamental para os empresários e profissionais do segmento de beleza e estética praticarem com sensatez e competência suas atribuições, buscando novas formas de agir que atentem para uma conduta ética.

Qualquer atitude contrária as citadas anteriormente são exemplos de má pospostura profissional que é o grande diferencial competitivo na area de estetica os clientes deixam de ir aos centros de estetica por diversos motivos, mas a grande maioria deixa de ir por causa, da falta de postura profissional, que interfere negativamente na imagem do profissional.

Acreditar em si mesmo é um fator importante, os certificados e diplomas agregam valor ao currículo, as experiências profissionais anteriores também, contudo a autoconfiança no trabalho faz um diferencial enorme, pois transmite segurança ao cliente, o posicionamento no mercado depende muito da postura ética e profissional. O esteticista deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios.

Os esteticistas são profissionais à parte, trabalham com beleza e auto estima, deixam as pessoas lindas e felizes, devem, pois, estar sempre atentos às normas de biossegurança. Todo profissional ético e competente deseja que suas atividades aconteçam com perfeição. O ideal é não pensar somente na execução do procedimento, na proteção e segurança, mas também levar em consideração as preferências de seus clientes, procurando ouvi-los, primeiramente, e depois expor de forma simples e educada a sua opinião profissional, explicando-lhes o que seria melhor, qual a finalidade, quais os resultados.

O profissional para passar seriedade para seus clientes deve estar caracterizadas de maneira mais séria e fazendo uso dos Equipamentos de proteção individual (EPIs), que são dispositivos de uso pessoal, destinados à proteção da saúde e à integridade física do profissional e ,consequentemente, dos pacientes.

Os EPI deverão ser cuidados, limpos, descontaminados e higienizados para prolongar sua vida útil, quando forem descartáveis não deverão, jamais, serem reaproveitados. Devem ser confortáveis e atóxicos, não podem provocar alergias ou irritações nos usuários e possuir excelente qualidade.

Principais EPI´s com ação em estética são: a touca, o jaleco, a mácara, os óculos e as luvas.

A touca deve ser usada em ambientes de serviços estéticos. Os cabelos devem permanecer presos para evitar acidentes e contaminações por microorganismos em suspensão. Os fios de cabelo podem conter inúmeros microorganismos e podem ser considerados como fonte de infecção. As toucas devem ser confeccionados em tecido que permita a aeração dos cabelos e do couro cabeludo, sendo de uso único e descartados em lixo apropriado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com