TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização e o Futuro da Humanidade Leonardo Boff

Resenha: A Globalização e o Futuro da Humanidade Leonardo Boff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Neste livro, Leonardo Boff amplia nossa compreensão do que é o fundamentalismo, mostrando que se trata de uma forma de ver o mundo presente não apenas no islamismo, o que se tornou comum pensar após os ataques terroristas aos Estados Unidos, como nas demais religiões, na economia, na política e em nossa cultura. Além de uma esclarecedora apresentação da religião islâmica e das vertentes fundamentalistas das outras religiões, o autor oferece uma visão histórica do processo de globalização e de sua relação com os conflitos no mundo inteiro, e aponta as alternativas de que dispomos para construir uma duradoura paz entre os povos.

Repetir nem sempre é um erro. Repetir o que é certo, e bom, e justo isso certamente é defensável. Eis portanto, novamente, Leonardo Boff em nossa prateleira. E desta feita, traz à tolerância de seu pensamento um dos temas mais debatidos do momento: o fundamentalismo. Não, ninguém pense que é uma análise aprofundada da História do Islã, do terrorismo, da barbárie, como é comum encontrar em expressiva parcela dos analistas e líderes políticos de nosso tempo. Alargando as fronteiras do conceito de fundamentalismo, ele visita o termo e o resgata na economia, na política, na ecologia e até, claro, na religião. Mesmo quando brada contra a injustiça e o preconceito, Boff busca abrandar o coração dos leitores e voltá-los à concretização de um mundo mais aberto a oportunidades para os seres humanos realizarem e transcenderem, respeitando cultura diversa e diversas formas de viver. As mesmas que, por interesses nem sempre honestos, são impropriamente rotuladas de fundamentalistas. O pequeno e aparentemente despretensioso livro é, em si, um alerta ao preconceito. Em suas 91 páginas há humanidade pura, essencial e profundamente complexa.

FUNDAMENTALISMO A Globalização e o Futuro da Humanidade Leonardo Boff

"Fundamentalismo Católico"

Há duas vertentes de fundamentalismo católico: o doutrinário e o ético-moral."

O fundamentalismo doutrinário é bem representado no documento Dominus Jesus do ano 2000, assinado pelo Cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da antiga Inquisição, que aborda a relação de Cristo e da Igreja Católica com as demais igrejas e religiões. Aí se sustenta que a Igreja Católica é a única Igreja de Cristo. As demais denominações cristãs não são igreja, trata-se de usurpação do título. Possuem apenas elementos eclesiais. O catolicismo comparece também como a única religião verdadeira, e os que não se converterem à Igreja Católica Apostólica Romana correm risco de perdição eterna. Cinqüenta anos de trabalho ecumênico, de trabalho inter-religioso, aparentemente se esvaíram, porque as velhas teses medievais da Igreja como única portadora dos desígnios de Deus, e fora da qual não há salvação, foram ressuscitadas. Isto provocou um escândalo em toda a Igreja, escândalo que não foi ainda digerido nem por nós católicos, muito menos pelos protestantes, que estavam se acercando muito próximos da Igreja Católica.

"O Fundamentalismo Neoliberal e o Técnico-Científico"

Desmoralizam-se outras formas de conhecimento que vão além ou ficam aquém dos caminhos da razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com