TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Direito E Justiça: Sócrates E Platão Contra Os Sofistas.

Exames: Ética, Direito E Justiça: Sócrates E Platão Contra Os Sofistas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão contra os Sofistas.

Os Sofistas

Os sofistas eram homens considerados por alguns sábios, e por outros enganadores e manipuladores, viajavam de cidade em cidade levando seus conhecimentos na arte da retórica e da argumentação. Cobravam para ensinar os jovens Aristocratas, sendo assim considerados os primeiros professores. Além de professores também foram os primeiros Advogados, porque ofereciam seus conhecimentos de argumentação para defender ou acusar nos julgamentos. Conseguiram status na sociedade Grega pois a arte da retórica e do convencimento era uma forma de ascensão social e política.

O homem é colocado no centro das discussões filosóficas pelos sofistas, dessa forma a natureza que anteriormente era o principal objeto de reflexão é substituído então, pela arte da persuasão.

Protágoras foi acusado de ateísmo ao propagar a frase: “o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto são”.

O conceito de justiça imutável não é aceita pelos Sofistas, para eles o que é justo hoje pode não ser amanhã. Justo, é o que está na lei. Para os sofistas não existe verdade absoluta e a lei é uma convenção que busca interesses próprios; Trasímaco afirmou: “O direito é um bem de outrem. É uma vantagem para quem manda, e um dano para quem obedece”.

Sócrates

Sócrates, uma figura polêmica tinha um método baseado na ironia e maiêutica (dar luz/Parto), fazia perguntas e mais perguntas acerca de um determinado tema levando a exaustão seus discípulos e interlocutores usando desta forma o primeiro método: a Ironia esse processo tinha por objetivo provocar um esvaziamento dos conhecimentos que os mesmos pré concebidos e a partir desse esvaziamento dessem luz a novas ideias. Então o segundo método era aplicado: a Maiêutica.

Enquanto os sofistas usavam a retórica (arte de falar bem) Sócrates usava a dialética (diálogos) como forma de ensinar.

Para Sócrates o homem deve ter conhecimento de si próprio (Conhece-te a ti mesmo) , na procura de conhecimentos universais buscando o caminho para a prática do bem e da virtude.

O conceito de justiça pode ser atribuída a origem da ética (filosofia moral).

Sendo justa ou não, para Sócrates a lei deve ser respeitada, pois são formas de manter a ordem na sociedade.

Platão

O mais famoso discípulo de Sócrates, aristocrata de nascimento, acreditava que os governantes não deviam ser escolhidos pela sua origem mas pela inteligência e carácter.

Foi o criador do primeiro centro de ensino superior em 387 A.C.

Seus principais livros: A República, O Político e As Leis.

Em o "Mito da Caverna" , Platão retrata a cegueira e ignorância da sociedade.

Divide a sociedade em três classes:

-Governantes filósofos;

-Guerreiros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com