TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Administração

Trabalho Escolar: Ética E Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Pode-se definir ética como a parte moral que trata da conduta humana. Desde os primórdios da humanidade a ética mostra-se fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade e assim, fazer ‘aquilo que é certo’ dentro dos parâmetros a que fomos acostumados.

Os filósofos, em diferentes épocas da história humana, estabelecem diferentes princípios e pressupostos que possam melhor definir a ética e a moral. Mas conforme o passar do tempo, os estudos foram sendo aprimorados e lapidados, novos sentidos foram adquiridos.

Até o momento, podemos dizer que a ética remete aos costumes e a conduta da sociedade, enquanto a moral estabelece as regras a serem seguidas para gerar a boa convivência. Uma complementa a outra. São sempre particulares a um indivíduo ou a um grupo e envolve levar em conta os interesses dos outros.

O PAPEL DO ADMINISTRADOR

Cabe ao administrador integrar-se com todas as áreas da empresa já que a harmonia da organização é um fator indispensável para o sucesso.

[...] Na atualidade, a Administração se releva como campo repleto de complexidades e desafios, onde cabe ao administrador estabelecer metas cruciais ao sucesso do negócio. No desempenho das suas atividades, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. [...] (CHIAVENATO, 2003).

Conforme a citação supracitada são muitas as obrigações do administrador, mas além do papel que desempenha na organização o administrador deve agir com ética.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Diante da competitividade que os profissionais encontram no âmbito empresarial, muitas vezes a ética é deixada de lado. Na busca por poder, prestígio, reconhecimento, lucratividade, entre outros desejos humanos, o comportamento do administrador muitas vezes foge ao esperado.

Há uma linha tênue entre os desejos e interesses pessoais e os objetivos comuns. Os administradores muitas vezes são encurralados pelas necessidades do mercado e as consequências que determinadas decisões podem causar na vida das pessoas que tem alguma participação na empresa, seja direta como os funcionários e fornecedores, ou indiretamente, como os clientes beneficiados por determinado produto.

No que tange a ser e manter-se eticamente correto, deparado com a circunstância apresentada no parágrafo acima, vai depender de cada pessoa, de cada profissional. Além das exigências comuns feitas aos profissionais de todas as áreas tais como a honestidade, respeito ao próximo e o cumprimento das leis, cabe ao Administrador antecipar-se no que diz respeito aos interesses da organização e priorizá-los acima de seus próprios interesses, levando em conta tudo que o que aprendeu no processo de capacitação e seguindo as normas e padrões pré-estabelecidos no Artigo 1º do Código de Ética.

Como em qualquer outra profissão, exige-se do administrador que exerça a profissão com zelo, diligência e honestidade, demonstrando compromisso e respeito com a empresa, com a classe e com a comunidade.

PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DE ÉTICA

Pode causar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com