TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Moral

Artigo: Ética E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Artigo  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Hoje em dia, ao nos depararmos com a história das empresas do século XX, constatamos diversas mudanças entre elas, ênfase no bem estar e saúde dos colaboradores das organizações. No século passado as empresas visavam apenas o lucro próprio, não pensavam em seus funcionários, diferente do que ocorre atualmente.

No século XX, as pessoas eram tratadas como ovelhas “retratado no filme Temos Modernos”, não existiam leis e sindicatos com intuito de favorecer os trabalhadores, eles eram submetidos a trabalhos repetitivos e extremos e não tinham a quem recorrer. As empresas utilizavam os mesmos exaustivamente para produzir mais sem precisar contratar um número maior de colaboradores, inclusive, durante um período do dia era acelerada a velocidade da linha de montagem para que fossem produzidos ainda mais produtos.

Nos dias atuais é possível ver as transformações que ocorreram após a teoria clássica da administração idealizada por Henri Fayol, o qual constatou que as empresas precisam ter um controle planejamento, coordenação a organização entre outras. Tendo um embasamento das teorias de Fayol as empresas tiveram que fazer um planejamento que por sua vez modificaram seu modo de agir e lidar com seus funcionários foi levado em consideração que seus colaboradores quando estão satisfeitos com a empresa vão ter um melhor desempenho consequentemente iram produzir mais, podendo trazer por sua vez inovação para dentro da empresa ao expressar suas ideias com intuito de ajudar a organização.

Levando em consideração que se a empresa não tratar os funcionários de forma adequada, de maneira que os incentivem a permanecer na organização, poderá haver turnover alto os perdendo para outras empresas, que por sua vez poderá vir a ter problemas trabalhistas por hoje haver leis e sindicatos que protegem os interesses dos trabalhadores em paralelo ao RH que consiste em varias atividades tais como, descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar.

A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo. Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho. Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – Treinamentos Manter pessoas – dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas. Identificando a atividade organizacional que “cuida de gente”; a partir do ano de 1950 a gestão de pessoas começou a tomar conhecimento do que realmente é, sendo responsável pelo treinamento e melhoria da qualidade de vida no trabalho, pois o trabalhador começou a ser visto de outra forma, não como custo, como já foi citado mas ativo que irá trazer resultados para a organização o que será o diferencial competitivo.

Com tudo, entendemos que a evolução das pessoas é constante sejam elas empregados ou empregadores, pois estão se preocupando cada vez mais com aprimoramento pessoal e profissional. Há um trabalho em conjunto entre os profissionais que atuam na área do RH que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com