TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Moralidade

Resenha: Ética E Moralidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

1) Certamente vislumbra-se uma tênue diferença, porque a princípio tem-se o entendimento de que uma imiscui-se na outra se confundindo. Mas, ética é a conduta do individuo de maneira aprovada pela sociedade. Moral é um dos elementos do agir do indivíduo que o faz ser ético, sendo elemento iniciador e motivador do agir ético do indivíduo na sociedade. Também se pode falar que moral são valores intrínsecos aprendidos pelo indivíduo e ética é a expressão extrínseca no modo de agir destes valores.•.

2) Certamente podendo inclusive invocar famosa citação jurídica filosófica de que nem tudo que é legal é moral. A transferência do funcionário de alto escalão do BNDES responsável pela liberação de recursos para após liberação de recursos ir trabalhar na diretoria da empresa beneficiada é legal. Não havendo vedação jurídica. Entretanto está eivada do vício da suspeição e moralidade, não sendo ato ético; ainda que isente de ilicitude. Neste episódio sem dúvida a moral pública foi maculada.

3) Legalidade é o agir sem violação de preceitos legais sejam jurídicos, administrativos, regulamentos ou portarias que regulem a ação do indivíduo. Portanto não violando norma o fato é legal.

A moralidade sendo um dos elementos do agir ética dita a legalidade o fato demonstra que nem tudo que é legal é moral. Moralidade relaciona-se ao comportamento e é regrada pela sociedade. No caos, embora legal deixe suspeição de ilicitude velada afetando a moral pública.

A legalidade relaciona-se com a lei e o que por ela não é proibido. Moralidade relaciona-se a comportamento, agir e sua violação, sofre reprovação pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com