TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Administração

Tese: Ética Na Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Ética na administração

A ética na administração é muito importante para um profissional, pois sua conduta faz toda diferença dentro de uma empresa. Otrabalho ético preocupa-se com sua imagem e age com transparência e seriedade, quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo gerando um bom convívio dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir credibilidade.

É importante que o profissional tenha consciência de que a consequência de suas atitudes vão além dos limites da empresa em que atua, de modo que atinge a sociedade e o meio ambiente no qual sua empresa é atuante.

Podemos definir que a ética está intimamente comprometida com alguns valores, tais como: respeito, confiança e segurança, fatores estes que constroem ou destroem a imagem das organizações. A cultura organizacional pode exercer poderosa influência no comportamento das organizações.

Vemos que na maioria das empresas, os empregados que se não seguirem os valores éticos expressos, ou seus empregos estarão em perigo, ou ele não se adequarão aos mesmos.

Implicações Éticas

Existem algumas empresas que buscam um resultado imediato e a responsabilidade a largo prazo é uma necessidade de sobrevivência e nesse caso a ética é um fator muito importante para os ganhos.

A capacidade gerencial e a figura do executivo aos poucos vão se tornando personagem central do mundo sócio. O gestor tem uma grande capacidade e habilidade para imaginar e criar dentro de uma empresa. Ele tem a capacidade inovadora que não se prende ao passado e tente diminuir os gastos na hora de fazer uma negociação a preocupação com a ética correta, deve fazer parte do desenvolvimento da organização.

As organizações reclamam de um atuar eticamente adequado, portanto, os resultados econômicos a curto prazo, do respeito, dos direitos das pessoas, da satisfação dos consumidores de tomar decisões, da ética que pode ser um ato heroico mas pode ser arriscado o seu espaço no trabalho.

A insistência na qualidade ética leva por extensão a qualidade mais ampla, resultando em um maior resultado para uma empresa ter uma boa imagem, não pode faltar a ética, mas também a qualidade do produto que colocam no mercado.

A ética no mundo dos negócios tem mudado muito principalmente na tentativa de acompanhar o dinamismo do empreendedor .Os grandes empresários de hoje em dia se preocupam mais com a clausura dos fins do que com as normas dos regulamentos, uma organização atua de forma eticamente adequada quando está em jogo suas metas e seus valores.

A impaciência e a pressa para chegar aos objetivos constituem a negligencia das questões éticas nas organizações, os empregados e os clientes podem ficar insatisfeitos e com isso pode afetar os resultados.

Além disso as empresas não podem se limitar aos impactos somente internos, mas toda e qualquer atividade, pode ter impacto pessoal, ou seja, para com o colaborador, sendo assim, a organização deve trabalhar dentro dos princípios de responsabilidade social encontrados na Norma SA8000, visando o bem estar físico de seus colaboradores.

Este impacto também pode acorrer para o meio externo, fora da organização. Enxergamos que dependendo da atividade que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com