TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Ética Nos Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  5.119 Palavras (21 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 21

1. Introdução

De tempos em tempos, observamos que nas mais variadas categorias profissionais criam-se situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações que, vão desde as mais simples até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.

Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença de profissionais nas empresas pondo em questão a sua integridade moral. Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão, o que na verdade, jamais deveria ter sido esquecido em qualquer atividade profissional.

Ser ético enquanto profissional, significa agir de acordo com as normas, princípios e valores que regem uma profissão de forma transparente e íntegra. Diante das mudanças que ocorrem a cada dia, é necessário que os profissionais sejam versáteis e adaptáveis a essas mudanças, capazes de participar positivamente na gestão das empresas, para que possam interagir e estudar as realidades políticas, sociais e econômicas, e toda e qualquer variável que possa determinar o rumo a serem tomado por elas e seus resultados.

No contexto geral, todos devem ser éticos tanto na vida profissional como familiar, entre outras relações em sociedade. É preciso ser honesto e leal para com o bem de terceiros, sem deixar corromper se, ainda que seja obrigado ou induzido, reagindo às críticas e defendendo sempre a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para si próprio ou para o bem comum.

2. ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Este trabalho de pesquisa aborda a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem levá-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. É necessário que o perfil do profissional da Contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnico e indispensáveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utiliza de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestadas sejam de total transparência e confiabilidade.

No entanto, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, está diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil. Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributária a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a prática da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos. Casos de fraudes contábeis evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo; além disso, atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil. Ressalte-se, então, que o sucesso de um profissional está altamente relacionado ao sucesso de sua classe, e esta, para alcançar uma posição de destaque, depende dos atos de todos os membros que a compõem. Os dilemas éticos apresentam-se, no dia-a-dia do contador, e cabe, a cada profissional, fazer sua escolha. Contudo, ele deve ser sempre consciente de que nada justifica uma atitude antiética.

O Código de Ética profissional do contabilista, além de relacionar os deveres, as obrigações e as penalidades a que os contabilistas estão sujeitos, em caso de seu descumprimento também deve ser utilizado como um guia para a formação de uma conduta profissional.

Além do Código de Ética do Contabilista, todo contador também deve atender às determinações previstas nas Normas Brasileiras de Contabilidade. As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), por constituírem normas relativas às Ciências Contábeis, que é uma ciência social aplicada, em constante evolução, podem ser objeto de atualização, sendo necessária a consulta periódica a respeito desses ou daqueles assuntos.

A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.

Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante. Em ética empresarial, a menor das infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe. O que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente. Um exemplo de Prejuízo foi da empresa Siemens que numa atitude de tentar subordinar uma parte do processo de negociação, teve um prejuízo de 1,4 bilhões de dólares. Quanto mais houver obediência espontânea de ética, menos tempo e dinheiro serão desviados para a defesa de eventuais comportamentos não éticos.

O comportamento das empresas bem como seus valores repercutem diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade. A prática do pluralismo tem difundindo essas informações e agregado valor nas relações de clientes e fornecedores.

A competitividade nas Negociações Comerciais

De boas ideias a preços baixos e excelentes produtos, o mundo está com excesso de oferta. Nesse contexto é comum observar a grande competitividade nas empresas e a busca pela sustentabilidade e posição de destaque.

A dificuldade em ser ético em vendas é justamente discernir sobre o que é certo e errado. Uma forma valiosa nesse caso é posicionar-se no lugar da pessoa que estará sendo afetada por seu ato. Quer seja um empregador, um colega, um concorrente ou um cliente, é preciso observar a questão sob o ponto de vista do outro.

Nos segmentos altamente competitivos como a Indústria farmacêutica, indústria do tabaco e de bebidas requer um cuidado especial na conduta dos funcionários em suas áreas de atuações. Casos que com o excesso de cobranças faz com que funcionários ajam contra as próprias regras morais com o propósito de alcançar os objetivos da companhia e consequentemente de se manter empregado. Em algumas empresas desse segmento, tem-se a impressão que ética e negócio são palavras excludentes.

A grande necessidade de conquistar a preferência do cliente faz com que alguns vendedores transgridem a ética distorcendo fatos e omitindo informações relevantes. Enfrentar uma concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com