TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Negócios

Trabalho Universitário: Ética Nos Negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  9.393 Palavras (38 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 38

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, que me capacitou, fortalecendo-me para perseverar nessa caminhada e não me deixa desanimar pelos obstáculos.

Agradeço ao meu esposo e minha filha, por serem pacientes e carinhosos, que tem me apoiado e compreendido a minha ausência em alguns momentos, sendo minha alavanca propulsora até aqui, sempre me incentivando a seguir em frente, de cabeça erguida e confiante da minha vitória.

Minha gratidão aos professores que até aqui têm sido verdadeiros mestres em meu crescimento, passando não somente conhecimentos didáticos, mas também conhecimentos da vida.

Meu muito obrigado aos queridos amigos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esse trabalho fosse concretizado e pela intensidade dos momentos que juntos estamos vivendo e que, certamente, serão inesquecíveis.

RESUMO

Este trabalho de pesquisa aborda a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem levá-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. É necessário que o perfil do profissional da Contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnicos e indispensáveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utilizam de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestadas sejam de total transparência e confiabilidade. No entanto, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, está diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil. Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributária a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a prática da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos. Casos de fraudes contábeis evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo; além disso, atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil. Ressalte-se, então, que o sucesso de um profissional está altamente relacionado ao sucesso de sua classe, e esta, para alcançar uma posição de destaque, depende dos atos de todos os membros que a compõem. Os dilemas éticos apresentam-se, no dia-a-dia do contador, e cabe, a cada profissional, fazer sua escolha. Contudo, ele deve ser sempre consciente de que nada justifica uma atitude antiética.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 9

2.1 A Contabilidade no Brasil 10

2.2 A Atividade Contábil 12

3 O CASO SCHINCARIOL 18

3.1 A Trajetória 21

3.2 Ascenção nos Negócios 21

3.3 A Fraude 23

3.4 As acusações, os acusados e as penalidades 24

4 SONEGAÇÃO FISCAL 28

4.1 O que é a sonegação fiscal. 28

4.2 Principais tipos de sonegação ou fraude fiscal 28

5 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 31

5.1 O Profissional da Ciencia Contabil 31

5.1.1 O perfil do profissional contábil 31

5.2 As Responsabilidades do Contador no Caso Shincariol 33

5.3 Conceito de Ética 36

5.3.1 A conduta do profissional na execução da sua atividade. 36

5.3.2 Ética Profissional . 36

5.4 Penalidades 38

6 CONCLUSÃO 41

REFERÊNCIAS 42

1 INTRODUÇÃO

De tempos em tempos, os contadores profissionais encontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações, que vão desde as mais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.

Já há algum tempo, observa-se constantes divulgações de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral.

Resgatando-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade, jamais deveria ser esquecido em qualquer atividade profissional.

Demanda-se, a cada dia, mais transparência e disseminação ética em todos os atos, inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissão com competência técnica e aplicação das regras inerentes à Ciência Contábil.

Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão.

No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da alta carga tributária a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador apresentar opções lícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lhe serviços de qualidade e confiabilidade.

O objetivo deste trabalho foi demonstrar a grande responsabilidade do profissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que se utiliza de seu trabalho, especialmente as empresas. Além disso, pretendeu apresentar alguns motivos que podem levá-lo a adotar uma postura antiética.

A metodologia para desenvolvimento deste trabalho foi a abordagem, a análise e a comparação de assuntos históricos, baseados em pesquisas bibliográficas.

2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com