TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Saúde E Ambiente

Resenha: Ética, Saúde E Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA, SAÚDE E AMBIENTE

A questão ambiental é um assunto muito importante, lembrando que as questões ambientais são um problema de saúde e os seres humanos são responsáveis pelos danos causados à natureza. O desenvolvimento econômico por exemplo, é uma questão que ao invés de melhorar as condições de vida das pessoas, as deixa em condições precárias de sobrevivência, enriquecendo somente um pequeno grupo de privilegiados. No Brasil, a ênfase do crescimento econômico fez com que o desenvolvimento e a desigualdade andem juntas, a industrialização e a urbanização fez o homem se utilizar de forma predatória do meio ambiente, não considerando os possíveis prejuízos que isso poderia levar, como os problemas de saúde decorrentes do desiquilíbrio do ecossistema e a crise sócio ambiental que atinge o planeta.

Na metade do século XIX, o conceito saúde era articulada com a questão social, com problemas no saneamento básico e com a formulação de políticas, a chamada revolução bacteriana trouxe benefícios para a humanidade, provocando um retrocesso na medicina social. Além disso, as Ciências Humanas e os setores de saúde como a Saúde Coletiva, tem como papel decisivo na luta para contemplar os determinantes subjetivos, sociais, culturais e ambientais no processo de saúde/doença.

Um dos grandes dilemas da questão ambiental está relacionado à forma de produção científica que tende a subdivisão do conhecimento, esta fragmentação do conhecimento dificulta a visão e impede entender o processo saúde/doença como multicausal. O desenvolvimento científico, faz com que o homem pense que irá superar todos os problemas que vão surgindo, mas na verdade, com os avanços tecnológicos, doenças que já haviam sido controladas voltam a atacar e ainda surgem novas doenças, algumas ainda incuráveis, ao mesmo tempo em que somos detentores de um alto desenvolvimento tecnológico e científico ainda enfrentamos problemas como a falta de saneamento básico e a incapacidade de acabar com certas doenças.

O crescente reconhecimento de novos graus de complexidade e incertezas dos riscos tecnológicos modernos vem agregando o princípio da prevenção e precaução, que se posiciona diante de riscos ainda não identificados. A cidadania ambiental está vinculada com uma mudança estrutural nos padrões de produção e consumo, isso só poderá concretizar-se com persistentes e sistemáticas medidas de educação e conscientização que enfatize de forma clara e incisiva a precaução que deve ser tomada em toda relação com o meio ambiente.

A relação dialógica da ética, saúde e ambiente pode proporcionar a prática de uma cidadania ambiental levando a relações de harmonia e respeito entre homem e natureza. Porém, é necessário um estado máximo e rigorosamente fiscalizado por toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com