TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na educação

Por:   •  4/5/2016  •  Ensaio  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Introdução.

Para este trabalho, escolhi como fontes de consultas, apenas livros de papel, aqueles que encontramos em bibliotecas, aqueles de livrarias, aqueles que temos que molhar as pontas dos dedos, talvez não seja Ético de minha parte esta escolha, não seja politicamente correto por estar na contramão do atualmente usual, mas ao me debruçar sobre livros, tenho a certeza de fonte de consulta mais confiável, para formação de minha convicção e realizar este trabalho de forma minimamente eficaz.

O que é Educação?

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com educação. (Brandão, C.R. pag. 07,1995).

Aqui Brandão, afirma que não há uma única forma de aprendizagem, a educação não é uma exclusividade da escola, do professor, ou seja, a transferência de conhecimento se dá de diversas maneiras, mesmo em locais sem essa pretensão de transferência, para isso exemplificou a transferência de conhecimento em uma tribo indígena, transferindo o saber por meio da observação realizada pelas crianças.

E o que é Ética?

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. (...) enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar a racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis. (Vasquez, 2003, p. 23).

Segundo Vázquez, a “ética” é uma ciência filosófica, que transita entre visão que, a moralidade das práticas e instituições da comunidade, distinguido o certo do errado. Podendo a norma moral ser generalizada e se tornar uma norma ética, instituindo regras para as situações particulares e a visão que vê a moral como universal e a ética aplicável a costumes particulares.

A transferência de conhecimentos se dá em qualquer lugar. Como ninguém nasce ético, a idéia de aprender e ensinar “ética” precisa ser constantemente construída. Há diversos meios para ensinar normas, valores e atitudes para uma convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos, precisa estar nas ações cotidianas e corriqueiras, e fazer parte dos objetivos de aprendizagem, mas lembrando que, essa aprendizagem, pode e deve se estender até os bancos universitários.

Ao assistir às aulas da disciplina “ética” ministradas pelo Professor José Garcia, observei a aplicação de alguns métodos auxiliares, porém muito eficazes

Leitura de textos literários: Este ato favorece a discussão de temas sobre diversos assuntos, tais como, trabalho, consumo, orientação sexual, meio ambiente, relações de gênero etc. visando ampliar a capacidade de refletir e agir.

Mostrar e analisar problemas morais: Através da exploração de situações problemáticas, as pessoas são convidadas a raciocinar sobre a complexidade das relações interpessoais, e elaborando possíveis soluções.

Participação na gestão da vida coletiva: A proposta estimula o senso de responsabilidade, a autonomia e a organização ao colocar os alunos como membros de conselhos de classe, assembleias, grêmios ou outras instâncias representativas.

Leitura analítica de textos sobre pensadores: O objetivo não é impor, seus fundamentos, mas promover a assimilação dos princípios e valores presentes neles, para analisar como podem ser utilizados nas situações e exigir alterações sociais.

Justificando minha opção de tema, dentre quatro opções, tendo como referência as aulas do Professor José Garcia, minhas leituras, de autores sobre o tema “ética” e o tema “educação” como, Mario Sergio Cortella, Marilene Chaui, Adela Cortina, Terezinha Azerêdo Rios, Carlos Rodrigues Brandão e Arnaldo Niskier. Passo agora a descrever alguns exemplos de atitudes éticas para o bom convívio nas escolas, universidades, e qualquer outro aparelho educacional, divididos em três partes, a primeira, ao PROFESSOR, a segunda aos ALUNOS e por último aos demais profissionais do sistema de ensino, e a ordem aqui aposta é devido à grande relevância imputada pela própria característica

Exemplos de atitudes éticas dos professores:

  • Ensinar o que é “ética” e sua relevância nas relações humanas como, por exemplo, no trabalho, família, escola, amigos e etc.
  • Esclarecer e cumprir com clareza os métodos de ensino e avaliações.
  • Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos.
  • Buscar a qualidade no processo educacional.
  • Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc.
  • Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe.
  • Conversar com o aluno em particular.
  • Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos.
  • Respeitar e ser educado no relacionamento com outros profissionais da escola.
  • Não fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos de ensino de outros professores.
  • Seguir a proposta educacional da escola, assim como seus métodos de avaliação.
  • Agir de forma ativa no que se refere à integração de alunos com deficiência física ou psicológica.

Exemplos de atitudes éticas dos alunos:

  • Respeitar o trabalho dos professores e funcionários da escola.
  • Respeitar também o direito de aprender dos outros alunos, isto implica em não conversar, brincar ou atrapalhar de qualquer forma o professor.
  • Não colar em avaliações ou elaboração de trabalhos escolares.
  • Não usar trabalhos prontos, disponíveis na Internet, para entregar aos professores.
  • Não praticar bullying, de nenhuma espécie, físico, moral, intelectual.
  • Buscar ter um comportamento positivo e agradável na escola.
  • Não pagar para outros alunos ou “profissionais” para que elaborem trabalhos (comportamento antiético mais comum no ensino superior).
  • Seguir as regras e normas da escola.
  • Tratar com respeito colegas que possuam algum tipo de deficiência motora ou transtorno psicológico. Se possível, ajudando na de integração destes alunos.

Exemplos de atitudes éticas dos demais profissionais:

  • Todos devem tratar com respeito e educação os alunos, professores e demais funcionários da escola.
  • Os coordenadores devem orientar os professores e alunos, positivamente.
  • Os diretores devem criar as condições físicas e pedagógicas para que o processo educativo ocorra da melhor forma.
  • Os diretores e coordenadores não devem expor os erros ou deficiências de um professor na frente dos outros profissionais. Conversar com o professor em particular.

Considerações Finais

Em tempo de clicadas, de curtidas, de compartilhadas, blogs, sites, acompanhar o progresso, neste mundo de imensas transformações cada vez mais rápidas e constantes, é preciso acelerar o passo e estar preparado para assimilar todo seu conteúdo e conhecimento disponível, inclui-se aí a “Ética” que acompanha e deve acompanhar todas as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com