TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Еfeitos da inovação para as organizações a partir do resultado apresentado

Pesquisas Acadêmicas: Еfeitos da inovação para as organizações a partir do resultado apresentado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional interfere diretamente no resultado positivo que uma instituição quer atingir, é impossível estudar o comportamento organizacional sem ao menos estudar estas organizações. E para decifrar e esclarecer o conceito e a importância do Comportamento Organizacional veremos estudos que mostram a importância que um indivíduo ou um grupo tem ao agregar seu conhecimento a uma empresa.

‘’O Comportamento Organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações’’ (Keith Davis e John W Newstrom 1992)

Em seus estudos, o Comportamento Organizacional, tem por função analisar várias formas de atitudes tomadas dentro de uma grande ou pequena empresa, assim trazendo benefícios para que as organizações tenham grandes desempenhos para obter resultados tanto na produção como no convívio entre gestores e seus colaboradores diretos e indiretos. Também mostra como se deve comportar-se um gestor e quais decisões devem ser tomadas para não haver constrangimentos entre os envolvidos.

O comportamento organizacional abrange situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar às diferenças de cada indivíduo, buscando a estabilidade e organização no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organização não afete só o núcleo dos negócios como também a vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito é de que vivemos em constante mudança e inovação, seguindo sempre os avanços do modernismo.

No intuito de focar as ações e atitudes dos indivíduos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade, promovendo assim cidadania organizacional e melhorando o comportamento ético, criando um clima saudável para seus funcionários, criam-se os conceitos sobre comportamento organizacional.

Para que a organização sobreviva é crucial atrair e desenvolver indivíduos talentosos, pois quem faz a diferença nas organizações, atualmente, é o individuo porque muitas das organizações têm praticamente as mesmas estruturas. Por isso as empresas estão investindo muito na capacitação de seus colaboradores para que estejam preparados quando estiver à frente da empresa, valorizando assim o seu trabalho e mostrando como a empresa depende dele.

CAPITULO 1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é o ato de se estudar seres humanos dentro das Organizações.

Visa elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dá lucros para a empresa.

Seu contexto engloba algumas outras disciplinas, dentre elas: Psicologia, Sociologia e Administração em Geral. É, em suma, a compreensão do ser como único ou como um todo, parte da organização.

Podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas.

CONCEITO DE C.O. SEGUNDO DEREK PUGH

Consiste no estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

Pugh diz que o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de uma organização.

Seguindo um pouco mais além, Jonh Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada.

CONCEITO DE C.O. SEGUNDO JOHN IVANCEVICH

Consiste no estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com grupos informais; que nada mais são os grupos de amigos que conquistamos em nosso ambiente de trabalho, havendo uma comunicação coloquial a busca de percepções e emoções geradas pela análise psicológica.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

AUTOR SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de

importação e de exportação com o

ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex.: máquinas, relógio.

Mariotti Dependência entre o sistema e o ambiente. Não tem entrada nem saída para o ambiente

Morin Há fonte energética e material com o exterior. Não há fonte energética nem material com o exterior. Ex.: pedra.

Santaella e Vieira Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Troca energia e informação com o ambiente.

Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.: termostato.

CAPITULO 2 - EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DO RESULTADO APRESENTADO

O processo de inovação deve ser visto como um ciclo e de forma sistêmica (Lacerda,

(2001), e assim sendo pode ser definida como: "O uso produtivo de conhecimento manifestado no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com