TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE NA IDADE MÉDIA E SUAS INFLUÊNCIAS NOS DIAS DE HOJE

Por:   •  19/6/2020  •  Dissertação  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

Arte na Idade Média e suas influências nos dias de hoje

A arte medieval foi praticada durante a idade media, ou seja, durante os seculos V e XV. Tendo suas principais manifestações artísticas nas áreas de pintura, escultura e arquitetura.

A arte romântica é relacionada com a cultura de Roma e foi desenvolvida ao longo do século V ao século IX. A pintura possuía tridimensionalidade e eram representadas cenas diversas. As esculturas eram realistas, presavam pelo naturalismo podendo ser encontrada em afrescos de igrejas. Tinha influências da igreja católica, e sua arquitetura possuía elementos como as abóbadas, pilares, parede espessas e o uso de torres. Podemos notar essa arquitetura atualmente na Catedral de Durhan na Inglaterra. Os elementos mais vistos nas construções atualmente é o uso de arcos e pilares, na entrada de museus por exemplo, e as abóbadas, visto no em planetários, tetos de alguns shoppings.

A arte bizantina, de 527 e 565 d.C., tem influências na Ásia menor, Síria e greco-romanas. É relacionada com o cristianismo A arquitetura nas igrejas tinha elementos como os pilares. As esculturas eram rígidas e uniformes. A pintura bizantina tinha ênfase nos mosaicos, que se ilustrava passagens da bíblia e os imperadores. Com o objetivo de orientar os cristãos. Atualmente, essa religião que ainda é praticada e os mosaicos podem ser encontrados principalmente em calçadas e dentro de igrejas. Um dos exemplos de hoje é nas paredes da igreja de São Vital em Ravena na Itália e no Matriz de São Josafat, em São Paulo.

A arte gótica surgiu no século XII até o século XV, onde atualmente é a França. As esculturas góticas apresentam elementos como o naturalismo que raramente se mostram com felizes, representação das emoções, figuras monstruosas. A arquitetura possui muitos vitrais, abóbadas com arcos cruzados, as catedrais eram muito altas, possuíam muitos vãos e janelas para um ambiente iluminado. A pintura era naturalista, usava cores mais claras e tais ores poderiam simbolizar cada santo, por exemplo.

O termo gótico foi inspirado no povo bárbaro, os godos, porém mais tarde o termo foi relacionado aos arcos curvilíneos e não mais a um conceito bárbaro. Uma das arquiteturas mais conhecidas nacionalmente é a igreja da Sé na Praça da Sé. O nome ´´gótico´´ atualmente se refere a alguém triste e está relacionado com as pinturas góticas que no qual era raro se ter santos sorrindo ou felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com