TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia, Ética e Cultura

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Música (Licenciatura)

Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura

Para a realização desta atividade, você deve assistir à sequência de encerramento do filme O grande ditador (Chaplin, 1940 – disponível com legendas em português em <https://www.youtube.com/watch?v=3OmQDzIi3v0> e na versão dublada em português em <https://www.youtube.com/watch?v=6yUnNYlpFy8>. Acessos em: 2 dez. 2015), em que o personagem Barbeiro / Carlitos faz um discurso humanista. Após assistir ao filme e estudar o conteúdo indicado, você deverá descrever quais são os valores espirituais que o discurso relaciona. Da mesma maneira, faça uma lista dos desafios humanos que o discurso descreve e que, mesmo hoje, mais de 70 anos após o lançamento do filme, ainda precisam ser superados pela humanidade.

De acordo com os estudos desse ciclo e com o filme assistido é possível descrever alguns dos valores espirituais que foram abordados pelo personagem Barbeiro.

Ele menciona a caridade quando diz que todos temos a vontade de ajudar uns aos outros; se refere ao provimento divino ao mencionar que a terra fornece tudo o que precisamos; e podemos entender como uma referência ao pecado original a parte em que é dito que o ser se desviou do caminho da liberdade e da beleza. Ainda abordando valores, refere-se à cobiça como o principal motivo pelo envenenamento da alma. Destaca a doçura e a afeição como virtudes, sem as quais tudo se perde.

Toma como exemplo o Evangelho de São Lucas, “o Reino de Deus está dentro do homem”, para chamar os ouvintes a perceber que esse reino está dentro de todos e não de um só homem, portanto todos têm o poder de criar uma vida livre e bela, destacando mais uma vez os valores mencionados anteriormente. Valores esses que possibilitam a Liberdade do ser, para que as pessoas não se tornem marionetes em um sistema capitalista.

Por meio de seu discurso podemos listar os seguintes desafios humanos:

• Falsas promessas dos governantes

• Romper fronteiras

• Ganância

• Ódio entre os povos

• Prepotência daqueles que possuem mais riqueza

• União da ciência com o progresso e bem-estar de todos

Desafios esses que mesmo após todos esses anos ainda enfrentamos.

Conclui-se então, que hoje não somente o rádio e a aviação nos aproximam. A inteligência e o desenvolvimento da ciência nos levaram a diminuir distâncias através da tecnologia, mas a mesma tecnologia que nos aproxima é a que nos distancia.

Referência Bibliográfica

DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013.

CHAPLIN, CHARLES, O Grande Ditador, 1940.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com