TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte e o Esporte no Combate contra Violência

Por:   •  8/7/2025  •  Ensaio  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LET2009 – Leitura e Produção de Textos II

Curso: Letras Português

Prof. João Batista da Costa Júnior

ATIVIDADE AVALIATIVA

PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO (Pontuação: 10,00)

Orientações:

1. Para desenvolver a escrita do artigo de opinião, leve em consideração seus conhecimentos de mundo e as leituras de textos teóricos realizadas nesta disciplina. Durante a construção do artigo, aplique os conhecimentos adquiridos sobre o modo de organização textual argumentativo e artigo de opinião. Aplique também os conhecimentos sobre coerência e coesão textuais.

2. Para a produção do artigo de opinião, considere a seguinte temática: “VIOLÊNCIA NA ESCOLA: COMO ENFRENTAR ESSA PROBLEMÁTICA SOCIAL?”. Durante a produção, apresente um posicionamento e construa uma argumentação consistente para defender o seu ponto de vista. Atribua um título sugestivo e assine o artigo.

3. Seu artigo deverá ser produzido entre 15 a 25 linhas.

4. Esta atividade tem como pontuação máxima 10,0 (dez) pontos e deverá ser realizada de maneira individual. Para a integralização da nota, serão considerados os seguintes aspectos:

 Aspectos estruturais: 1.0

 Apresentação de tese: 1,0

 Consistência da arguementação: 3,0

 Apresentação de estratégias argumentativas: 2,0

 Coesão e coerência textuais: 2,0

 Adequação da linguagem à modalidade formal da Língua Portuguesa: 1,0

5. O período de realização desta atividade compreende o seguinte intervalo:

• Início: 10h do dia 29/06 de 2023.

• Término: 23h59 do dia 11/07 de 2023.

Sucesso durante a produção do artigo de opinião!

A arte e o esporte no combate contra a violência e indisciplinas na escola

A arte e o esporte transformam uma escola através de uma gestão voltada para ações de cidadania num bairro periférico e carente com suas mazelas sociais. Estas ações necessitam de muita dedicação incluindo, entre tantas outras coisas, correr atrás de amigos da escola, os parceiros que abracem o ideal de querer mostrar o máximo de dedicação voltado para as experiências artísticas e esportivas. Outros parceiros são os próprios moradores do bairro como: líderes religiosos, donos de comércios, lideranças locais e pais de alunos que em conjunto fazem a diferença no quebra cabeça da construção da transformação contra a violência e indisciplina na escola.

A violência nas escolas é uma constante nas escolas periféricas de qualquer cidade do Brasil. E a cidade de Currais Novos não está longe dessa realidade, mas encontramos uma escola que ao longo do tempo não só mudou essa realidade como modificou até certos conceitos pejorativos do bairro.

A cidade de Currais Novos RN, fica a 180 km da capital Natal. Já o bairro Sílvio Bezerra é um bairro periférico de Currais Novos que fica à direita logo após a ponte da Br 427 na saída rumo à cidade de Acarí RN. Aqui neste bairro fica a Escola Municipal Prof.ª Trindade Campelo que atende alunos do ensino fundamental do 1º ano ao 9º ano e à noite a EJA no ensino médio. Antes da gestora Magna de Fátima (2005 até aos dias atuais num período de quase 18 anos), a escola tinha um alto índice de violência de todos os tipos, desde agressões físicas e psicológicas que começava desde os laços familiar/e social até eclodir na escola. No entanto, guando Magna assumiu a escola sendo a nova gestora procurou um amigo artista plástico e fez a proposta de parceria para criar artes nos muros da escola e salas de aulas, que se encontravam pichados, sujos, tornando o ambiente hostil e transmissor de baixa autoestima tanto para os alunos como para os professores. Sendo assim, nos projetos priorizava-se os alunos de maior vulnerabilidade (os mais trabalhosos e indisciplinados) envolvendos nos projetos colocando-os para pintar, ajudar na organização dos eventos e na confecção dos adereços de quadrilhas, nos teatros e gincanas, ou seja, em quaisquer eventos que a escola promovia ou participava. Outra parceria foi com comércio, pais e lideranças da comunidade por intermédio dos quais se conseguia obter tintas, material e mão de obra para ajudar na construção e reformas de salas, carteiras, cadeiras, quadro negros entre outros. Neste sentido, o trabalho em conjunto com voluntários foi moldando a forma da comunidade ver a escola, passando a enxergar com bons olhos o trabalho da gestão da escola e aos poucos vendo a mudança do ambiente hostil da Escola Municipal Prof.ª Trindade Campelo para um modelo ideal de escola. Outra parceria importante se deu com o esporte numa luta constante para inserir o maior número possível de alunos no atletismo, futsal, Handebol, futebol 7, tênis de mesa entre outros. Para isso, foi feito parcerias com vários talentos das modalidades tanto ex-alunos atletas como profissionais específicos da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com