TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAEKWONDO - DA ARTE MARCIAL AO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO.

Por:   •  29/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 12

TAEKWONDO - DA ARTE MARCIAL

AO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO.

Roberval Vitorino de Moura¹

Pedro Gustavo Cavalcante Soares²

Resumo: A partir de uma breve explanação sobre o Taekwondo, o seu desenvolvimento e o futuro deste esporte, apresentamos algumas reflexões acerca da banalização da arte marcial. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa e análise pelos principais sites na internet, da oralidade de renomados mestres e algumas literaturas disponíveis, com uma perspectiva jurídica no processo olímpico até a sua comercialização nos dias atuais.

Palavras-chave: taekwondo, artes marciais, exercício profissional, fiscalização e conselho de educação física.

Da liberdade, expresso pela livre pratica do desporto, de acordo com a capacidade e interesse de cada um, associando-se ou não a entidade do setor;

                                Art.2º, IV, Lei nº 9.615, de março de 1998.

É livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

                                Art. 5º Inciso XIII da Constituição Federal.

“Forte é quem vence sem lutar, mesmo tendo o poder de vencer lutando”

Proverbio oriental.

1 Introdução

As artes marciais coreanas remontam sua origem a séculos antes de Cristo, e muitas armas foram desenvolvidas desde então. Todas as armas usadas em combate eram incluídas como parte do treinamento militar. Somando-se a tais habilidades complexas, as possibilidades e vantagens das armas corporais naturais não eram ignoradas, e as habilidades de combate sem o auxílio de instrumentos também eram valorizadas. Dessa forma, um ramo da ciência militar baseado nas armas naturais (punhos, mãos e pés) foi estabelecido. Conhecido primeiramente como su bak , e depois, através dos séculos, chamado de Kwon Bup, e então Tae Kyon, foi vital do treinamento dos guerreiros. O nome Tae Kwon Do foi escolhido em 1955 por um grupo de líderes da arte,

Lealdade à nação e ao rei, respeito e obediência aos pais, fé nos amigos, coragem na batalha, repudio à violência e mortes desnecessárias,

1º Código de honra dos guerreiros.

__

¹Graduando no curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco – Recife. Praticante de artes marciais desde a infância, é faixa preta 5º dan em Taekwondo, 3º dan em Hapkido, 1º dan em Judô. É Grão Mestre, Presidente e Fundador 9º dan em YongMooDo³ pela Confederação Brasileira de YongMooDo. ²Professor de metodologia da ciência na Faculdade Joaquim Nabuco, orientador do artigo.

Sendo adotado oficialmente como esporte nacional da Coréia pelo presidente da República da Coréia em 1965.

2 O Taekwondo Moderno

Durante a colonização (quando a Coréia foi invadida) pelo Japão, durante 36 anos, foi proibida a prática do Taekwondo. Finalmente, após a independência da Coréia, em 1945, começaram a aparecer os mestres que treinavam escondidos ou os que haviam voltado da Mandchúria da China, que defendiam a independência da Coréia. Começaram a surgir daí as uniões, chamadas “KWAN” (união ou clã) pelos líderes e dirigentes do Taekwondo até o surgimento do The World Taekwondo Federation (WTF).

Após a liberação para a prática do Taekwondo, o General Choi Hong Hi começou a ministrar as artes marciais para que todos os militares treinassem, fortalecendo física e mentalmente o exército coreano, o que impressionou também o primeiro-presidente da Coréia do Sul, Dr. Sung-Man Lee. O TKD mostrou-se então como uma luta de desempenho incrível e fama imbatível nos combate da guerra civil (1950-1953) contra a Coréia do Norte e na Guerra do Vietnã.

Em 25 de janeiro de 1971, O Dr. Un Yong Kim foi eleito presidente da Korea Taekwondo Association (KTA) banindo o General Choi e a sede da International Taekwondo Federation - ITF para Montreal, Canadá em 1973, devido a problemas políticos. No mesmo ano, através do Dr. Un Yong Kim, foi criada na Coréia a “The World Taekwondo Federation” (WTF) e, logo em seguida, a fundação do Kukiwon, Quartel Central do Taekwondo.

Em função da competência e dedicação do Dr. Un Yong Kim o Taekwondo começou a crescer como esporte.

3 TAEKWONDO DO FUTURO

Alta tecnologia e conveniências na maneira de viver, fará com que os seres humanos sintam cada vez mais a falta de exercício e a necessidade da sua pratico . Por este motivo, provavelmente, a procura pela pratica de esportes devem aumentar bastante. Devido a globalização, o intercâmbio na economia e até no esporte entre as nações mais próximas, estarão ainda mais acelerados no sec XXI. Este intercâmbio no esporte terá a função mais importante entre as nações, pois através dela se poderá mostrar a superioridade do seu país; além de fortalecer seu povo, beneficiando-o contra problemas de saúde, além de influenciar na educação e disciplina dos jovens. O início da formação das equipes profissionais por empresas da Coréia se aceleram a nível mundial, hoje o Taekwondista já pode competir numa categoria Profissional em alguns países, disputando o ranking mundial, dando assim mais opções na escolha do seu destino para a elite do Taekwondo.

4 O DESENVOLVIMENTO DO TKD.

O TKD experimentou um grande período de caos após o término da segundo guerra mundial, durante o qual, várias organizações de TKD foram criadas, mas, após a criação da “The World Taekwondo Federation” em 1973 com 15 países, hoje ele se tornou um esporte internacional e agora o Taekwondo é praticado em mais de 158 países, nos 5 continentes, com 20 milhões de praticantes. Só na Coréia há cerca de 3 milhões de faixas pretas.

Desde então o taekwondo já participou dos seguintes eventos internacionais:

Jogos Sulamericanos; Jogos Panamericanos; Jogos Mundiais de Universitarios;

Good Will Games; Copa do Mundo; Jogos Mundiais de Militares; Abertos no Mundo (USA, Itália, Japão, Dinamarca, Rússia, México, etc.); Campeonato Mundial; participou das olimpiadas de Seul como modalidade de demonstração com 2008 taekwondistas e 1988 e finalmente estreando como esporte olímpico, valendo medalhas em 2000 nas OLIMPIADAS de SYDNEY.

5 O Taekwondo Brasileiro a Nível Mundial

O Brasil estreou em eventos internacionais em 1977 no 3a Campeonato Mundial de Taekwondo em Chicaco - U.S.A. Conquistamos a 1ª medalha de Bronze, em 1986, na Copa de Mundo, USA. A partir dai o Brasil conquistou vários campeonatos dentre eles: Campeonatos Mundiais, Pan-Americanos e Copas do Mundo. No Mundial de Nova York em 1993 os atletas Brasileiros conquistaram 2 medalhas de pratas surpreendendo a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com