TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMBATE AO RACISMO AS CONTRIBUIÇÕES DE ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  30/12/2022  •  Dissertação  •  6.337 Palavras (26 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 26

COMBATE AO RACISMO: AS CONTRIBUIÇÕES DE ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

 SANTOS, Iago Barbosa Licenciando em Artes Visuais no Centro Universitário Internacional Uninter

GIRATA, Paulo Yutaka Toyoshima

RESUMO

Este trabalho demonstra o efeito negativo do eurocentrismo em detrimento a cultura afro-brasileira causando racismo através do exotismo culturais advindos do continente africano. Tal problemática consiste em uma disruptura nas bases da sociedade brasileira onde não há clareza no conhecimento artístico fruto do cruzamento cultural, que se passou principalmente na colonização do Brasil. Essa questão se justifica pela imposição abrupta da ótica europeia sobre os países colonizados, e, no Brasil essa supremacia ainda é evidente até nos currículos escolares. O propósito central deste estudo é compartilhar e somar no conhecimento dos docentes e formandos no curso de Arte para praticarem em sala de aula uma política de diversidade cultural mais ampla, fugindo das práticas atuais que tem forte influência no eurocentrismo e instigar aos alunos sobre as bases culturais presentes nas raízes do Brasil. Para isso foram empregados procedimentos metodológicos nesse trabalho alcançando de forma qualitativa. Esse propósito será fundamentado a partir da revisão bibliográfica a refinada pesquisa bibliográfica referenciando autores que evidenciaram a ampla contribuição cultural do continente africano na construção desse país, mas que por muitos é apagado, esquecido e até mesmo inferiorizado.  Desde modo é esperando que haja uma clareza sobre a importância do conhecimento no combate ao racismo dentro da escola.

Palavras-chave: Cultura. Africanidade. Lei 10.639. Eurocentrismo  

  1. Introdução

Objetivando a produção de debate sobre uma diversidade cultural mais presente nas aulas de artes no ensino fundamental, este trabalho foca em analisar os efeitos da supremacia cultural eurocêntrica em comparação a Cultura Brasileira, que é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos, para Quijano (2005) o eurocentrismo pode ser descrito como valores europeus acima de outras culturais. O principal efeito estudado nesse artigo é a descaracterizada da cultura afrodescendente que por muitos é tratada de maneira equivocada, exótica e até mesmo demonizada. Sendo essa supremacia eurocêntrica ainda perceptível como ferramenta de fomentação de preconceito racial, destarte contribuindo para uma distorção do sujeito sociocultural e uma conjuntura histórica desestruturada. 

        Traçando então aos professores através de reflexões sobre a importância de fortificação ao ensino artístico afro descente para além das diretrizes, que foram incluídas no ensino como conteúdo obrigatório, determinação que visa abordar as relevâncias das culturas afro-brasileira e indígena como construtoras culturais brasileiras, ou seja, não apenas cultura de menor relevância que podem ser tratadas de forma caricata, como em datas comemorativas que ainda é possível ver pessoas utilizando fantasia de “nega maluca”. Torna-se o foco deste projeto instruir profissionais mais conscientes e, por consequência, formar cidadãos com maior compreensão étnico-racial, assim contribuído para a diminuição de discriminações raciais que os grupo afrodescendentes sofrem.

        Em objetivos específicos, analisar aspectos do eurocentrismo e contribuições culturais africanas no Brasil, com finalidade de melhor compreendê-las sendo uma forma de estruturar conhecimentos para levar na atuação como docente, pois é necessário debruçar sobre essa estrutura cultural para depois elencarmos a sua necessidade de ser trabalhada em sala de aula.  Explorar metodologias educacionais e de práticas curriculares sobre o ensino de arte africana, para além de salientar essa cultura que por muitos é descaracterizada, tratada de maneira equivocada e/ou exótica. Em conclusão abordar o processo criativo e de inspiração como apetrecho primordial para descentralização cultural Europeia, difundindo espontaneamente a diversidade cultural empoderando assim os estudantes contrapondo e combatendo o racismo.

Metodologicamente, os procedimentos técnicos utilizados para com este trabalho são pesquisas básicas construídas bibliograficamente através de uma revisão sistemática literária buscando construir uma fundamentação teórica analisando obras de autores relevantes ao tema através de artigos, livros, jornais, portais e leis governamentais. Configurando-se como uma obra qualitativa, pois é norteado com aspecto investigativo analisando informações que não buscam apenas medir um tema, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista obtidas a partir de levantamento bibliográfico acerca da problemática.

                Pondero sobre a importância das contribuições culturais para a construção da diversidade cultural brasileira, em especial, indígena e os primeiros imigrantes, mas nesta obra tem-se o foco estruturar as contribuições afro. Para melhor compreensão sobre a temática arte e cultura africana, e, também acerca da problemática, falta de representatividade e diversidade cultural nas aulas de arte e eurocentrismo, trago os diálogos de autores, tendo o corpo teórico formado majoritariamente por negros como; Berth (2018), Quijano (2005), Canen (2001), Inocencio (2006) concomitante ao Plano de Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação como base norteadora.

 

  1. Metodologia

 

               Metodologicamente, é trago aspectos investigativos analisando informações que não buscam apenas medir um tema, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista obtidas a partir de levantamento bibliográfico acerca da problemática através nesse de uma pesquisa com referencial bibliográfico de autores, páginas da internet e leis governamentais se tratando de um estudo qualitativo de informações que foram de maneira minuciosa estudadas para prover um material enriquecido de pontos e opiniões servindo de referencial para professores e estudantes licenciando em Arte. É comum as pesquisas girarem em torno de dados qualitativos pôr o mesmo busca atribuir dados através de qualidade ao abordar uma problemática, buscando compreender também determinados fenômenos socioculturais, significados como o objetivo de elucidar o porquê de determinados valores, trazendo em discursão o trabalho de diversos autores. Assim as abordagens de Gerhardt (2009) classificam a pesquisa qualitativa como busca de resultado mais fidedignos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com