TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS CAPACIDADES MOTORAS DESENVOLVIDAS NO ESPORTE DE LUTAS E ARTES MACIAIS NAS ESCOLAS

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  2.495 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar um estudo sobre as modalidades esportivas de lutas e artes marciais no contexto da Educação Física no âmbito escolar. Inicialmente, é destacada a relevância destas modalidades, em seus aspectos técnicos/táticos e físicos para o desenvolvimento do aluno em sua ação, pondo uma contextualização histórica a respeito da preparação técnica e tática por parte do profissional para a aprendizagem dos alunos.

Será realizada uma entrevista com um professor de educação física o qual leciona aulas de lutas e artes marciais no âmbito escolar, onde o professor aponta ter um grande número de alunos composto por crianças e adolescentes os quais participam das aulas e se desenvolvem individualmente diante a modalidade esportiva. Contudo, apresentaremos nossas análises diante as respostas do professor entrevistado.

Esta pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a importância da prática das modalidades de lutas e artes marciais nas aulas de Educação Física no ambiente educacional, aproximando cada vez mais os alunos nas modalidades de ensino, onde os conteúdos de ensino ajudam nas melhorias em aspectos cognitivos, na aprendizagem, na socialização, na diminuição da agressividade, na motivação, na conduta, na disciplina e responsabilidade do aluno, preparando-o para o meio social, tornando-o um cidadão critico e construtivo do saber.

DESENVOLVIMENTO

• ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICO E FÍSICO ESPECIFICO DA MODALIDADES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS

As lutas e as artes marciais apresentam uma modalidade de treinamento de exercício físico a qual se caracteriza à sobrevivência, à defesa e ao ataque pessoal, as quais devem ser pautadas na disciplina e educação do esporte, em que se põe ao desenvolvimento necessário de técnicas e táticas para o ser humano.

No ambiente escolar os termos esportes, lutas e artes marciais, devem ser reverenciados em sua Proposta Curricular metodológica com conteúdo pedagogicamente organizados nas aulas de Educação Física, onde os professores possam tematizar esses esportes no ambiente escolar.

Para melhor compreensão, entendemos que as modalidades de lutas que fazem parte dos jogos olímpicos são: Boxe, Esgrima, Judô, Luta Olímpica (Greco Romana ou luta livre), Taekwondo e Karatê.

Os aspectos técnicos das lutas se associam no âmbito esportivo a interação, ou seja, o atleta procura ter dimensão a seu redor, como a altura, distância, velocidade, massa, e outros, levando-o a deslocar-se rapidamente para atingir o alvo, colete ou capacete, realizando chutes, que possam afastar ou aproximar o adversário.

Contudo, os aspectos táticos das lutas se inserem a superação diante do oponente, onde haja objetivo parcial, combate, oponente, onde possa elaborar a estratégia de executar golpes, executar uma projeção (judô), atingir o oponente com socos (boxe), efetuar finalizações ou submissões (jiu jitsu) ou atingir o oponente com chutes em determinadas regiões do adversário (taekwondo). Assim, a tática se associa a estratégia do atleta, em que o planejamento e as decisões são imediatas na hora da ação.

Nas lutas há a Tática em defesa e Tática em ataque, onde ambas centralizam a mesma ação da atividade, pois um ataque pode representar uma forma de defesa.

As modalidades das artes marciais que fazem parte dos jogos olímpicos são: Judô, o Karatê, o Taekondô, o Kung‐fú, e o Jui‐jistú. Podemos citar que, o atleta ao ser golpeado no Judô, utiliza as técnicas de apoio da mão no chão, ou ombro e outras partes do corpo para amortecer a queda, surgindo assim sérias contusões de clavícula, antebraço, punho, e outros.

As artes marciais desenvolvem técnicas de defesas diversas, como o controle emocional e mental, controle físico, coordenação motora, força, velocidade, resistência flexibilidade, ritmo, dentre outros. Para os autores Reid e Croucher (2003b) as artes marciais têm somente um objetivo: neutralizar o mais rápido possível os ataques, empregando para isso todos os meios necessários, não sendo submetidas a regras. Dessa forma, vemos que as táticas das artes marciais se desenvolvem através dos movimentos corporais buscando sobressair fisicamente da luta na arte.

Nessa perspectiva, é fundamental diferenciar as lutas de artes marciais, visto que, as lutas são disputas entre oponentes (combate entre dois ou mais indivíduos treinados ou não) os quais utilizam as técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão, de uma área de combate, tendo o propósito em punir atitudes de violência e deslealdade diante as ações de ataque e defesa (PCN’s 1998). Já as artes marciais são desenvolvidas técnicas de combate, práticas corporais de ataque e defesa, é uma forma de luta, porém visa melhor desempenho contra o adversário.

Os componentes das capacidades físicas motores existentes na modalidade de lutas e artes marciais se definem em: Resistência por se tratar de uma capacidade de esforço; flexibilidade por se tratar de movimentação da capacidade do corpo ou um membro do corpo em um determinado espaço e força por se tratar de uma capacidade a qual deva vencer uma resistência diante o movimento de execução.

As capacidades Motores estão ligados ao desempenho de uma diversidade de habilidades inseridas sob a potencialidade individual frente a execução da potencia de sua força ou resistência em que executam as habilidades motoras.

• PESQUISA DE CAMPO: ENTREVISTA COM UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Quais esportes de lutas e artes marciais olímpicas e não olímpicas desenvolvidos na escola?

R: Na escola só tem aula de Judô. Em algumas escolas entretanto, estão introduzindo o Jiu Jitsu, mas ainda se encontra em fase de teste.

2. Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidade?

R: A metodologia vai desde a conscientização da parte disciplinar da luta que no caso do Judô, até a parte físico, de coordenação motora, que são conjuntos de metodologias que devem ser aplicadas aos alunos, mas basicamente começa pela parte disciplinar e orientação de conduta.

3. Como é a aceitação dos alunos na prática da modalidade de lutas nas aulas de educação física e principalmente o envolvimento de meninos e meninas?

R: Geralmente a aceitação no início em muito grande, depois vão saindo devido algumas dificuldades que sentindo, como exemplo: tem que ter quimono

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com