TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BANALIDADE E EFEMERIDADE DAS EXPRESSÕES FACIAIS INTERCESSORAS

Por:   •  25/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Comunicação Turismo e Artes - CCTA

Departamento de Artes Visuais - DAV

Curso de Artes Visuais

Disciplina – Cerâmica II



Victor Hugo Borba da Silva







A BANALIDADE E EFEMERIDADE DAS

EXPRESSÕES FACIAIS INTERCESSORAS










João Pessoa

Maio, 2017

Apresentação

O presente projeto visa abrir discussão sobre a banalidade de expressões faciais encontradas na transição das que representam as emoções de tristeza e alegria, sendo estas expressões efêmeras. Desta forma serão contempladas máscaras cerâmicas, as quais serão utilizadas em uma instalação.

Justificativa

Segundo António Damásio (2000) as emoções têm um papel decisivo no processo da interação. As emoções são adaptações únicas que em conjunto criam um mecanismo, no qual os organismos regulam sua sobrevivência orgânica e social. Assim as emoções consideradas básicas como: alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa e nojo, são considerados universais nos aspectos da expressão facial e da possibilidade de reconhecimento de sua manifestação. Deste modo as expressões faciais têm um papel fundamental na sociedade, porém são banalizadas as expressões intercessoras entre as consideradas expressões básicas, por exemplo, a transição entre alegria e tristeza, sendo causada pela efemeridade da mesma.

        Como afirma Cartier-Bresson (1952) “Existe coisa mais fugidia e transitória do que a expressão de um rosto humano?”. Nesta citação não podemos ver apenas o questionamento do autor sobre a efemeridade das expressões faciais, mas a relação do transitório. Assim as complexas expressões intercessoras, a qual busco representar com a máquina fotográfica são efêmeras e quase imperceptíveis. Em seu livro O Momento Decisivo (1952) ele explica a complexidade das composições fotográfica, sendo estas decididas no exato momento em que é realizada a fotografia. Pelo fato de congelamento da cena são reveladas narrativas no momento de sua revelação. A busca pela fixação deste momento decisivo defendido por ele, esta expressão intercessora, tem a função de obter um verdadeiro reflexo do mundo de uma pessoa que existe tanto fora como dentro da mesma.

        E se esta pessoa for você? De acordo com Dubois (2010) “Se a imagem observada por Narciso é seu próprio reflexo “pintado” e se o quadro, como a fonte, é também uma pintura-”reflexo”, então o que se reflete será sempre a imagem do espectador que a observa.” Assim, quando produzimos um autorretrato, não produzimos da nossa pessoa em si, mas de cada espectador, os quais observa o objeto não como um espectador, mas como parte do mesmo. Deste modo as máscaras serão como espelhos, refletindo o espectador e proporcionando uma reflexão sobre esta efemeridade das expressões intercessoras, refletir sobre este momento de transição que todos temos.

Desenvolvimento

         A busca pela específica expressão facial intercessora entre as expressões mais comuns que representam alegria e tristeza foram realizadas com equipamentos fotográficos (Figura 1) para uma obtenção desta transição facial. Após analisadas as fotografias para a seleção da que contenha em sua composição a expressão intercessora, a qual será a base figurativa fixada com ataduras gessadas (Figura 2), para a obtenção de uma forma.

[pic 1]

Figura 1 - Victor Hugo, Expressão intercessora, fotografia, 2017.

Foto de Victor Hugo. Vitchan

[pic 2]

Figura 2 - Victor Hugo, Máscara de gesso, fotografia, 2016.

Foto de Victor Hugo. Vitchan

Foram testadas diversas argilas (Figura 3), sendo entre elas uma altamente contaminadas em ferro, atingindo uma coloração negra, uma pouco contaminada possuindo uma coloração amarelada e uma massa cerâmica cinzenta. Depois de aplicadas como placa na forma de gesso e passar pela primeira queima, formando o biscoito, foram obtidos efeitos diversos (Figura 4). A argila pouco contaminada em ferro adquiriu uma coloração branca, a massa cerâmica alaranjada com manchas escuras e a altamente contaminada em ferro sofreu degradação e algumas rachaduras causadas pelas bolhas de ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com