TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIÊNCIA DA VISIBILIDADE - UMA ESTRATÉGIA DE IMAGEM

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

ESTUDOS DISCIPLINARES III

TG – TRABALHO EM GRUPO

A CONSCIÊNCIA DA VISIBILIDADE -

UMA ESTRATÉGIA DE IMAGEM

Andréia Kis Câmara   RA: 1736666

Pólo Santo André II

2017

SUMÁRIO

1.        SOBRE A OBRA “MADONA NO PRADO”, DE RAFAEL SANZIO        1

2.        SOBRE A OBRA “MORRO VERMELHO”, DE LASAR SEGALL        2

3.        PERGUNTAS, PERCEPÇÕES E COMPARATIVOS ENTRE AS IMAGENS        3

4.        RELATO PESSOAL        5

REFERÊNCIAS        5


  1. SOBRE A OBRA “MADONA NO PRADO”, DE RAFAEL SANZIO

Figura 01 – “Madona do Prado”. SANZIO, Rafael. Ano: 1506.

Dimensões: 113 x 88 cm. Material: Óleo sobre tela.

[pic 2]

Fonte: http://virusdaarte.net/rafael-sanzio-virgem-no-prado

A pintura, nomeada “Madonna del Prado” (“Madona do Prado” ou “Virgem do Prado)”, foi pintada por Rafael, datada nos anos 1505-1506. Feita em óleo sobre tela e encontra-se no Museu Kunsthistorisches, em Viena.

Representa o tema religioso. A Virgem é acompanhada por Cristo e S. João Baptista.

Os traços renascentistas são facilmente identificados na obra, como por exemplo os corpos nus de duas das figuras, e a perfeição das obras de Rafael está também bem expressa.

Tem como detalhes as cores frias, sendo os destaques as tonalidades fortes que Rafael pintou nas roupas da Virgem - o azul e o vermelho. Há tons de vermelho também nas flores que se encontram ao lado da Virgem, que chamam a atenção por serem a única cor forte que não é relativa às representações humanas.

É uma obra com perspectiva clara, podendo-se ver mais ao longe um lago; e de geometria, já que as três figuras que estão pintadas formam um triângulo.

Também tem contraste visível, assim como a harmonia e ainda a naturalidade.

  1. SOBRE A OBRA “MORRO VERMELHO”, DE LASAR SEGALL

Figura 02 – “Morro Vermelho ”. SEGALL, Lasar. Ano: 1926.

Dimensões: 115 x 95 cm. Material: Óleo sobre tela.

[pic 3]

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2290/morro-vermelho

Morro vermelho é uma das pinturas mais importantes e complexas de Lasar Segall. Feita em óleo sobre tela, destaca as cores quentes e os traços expressionistas. Atualmente encontra-se com o curador Tadeu Chiarelli, e segue em exposições ao público.

 O quadro trata da representação de uma mulher negra acalentando o filho, disposta no centro da composição e dividindo o campo da tela em duas partes. O posicionamento frontal da figura da mulher que carrega a criança enfatiza o caráter hierático, típico das imagens de devoção da tradição cristã europeia, cujo assunto é a Virgem com o Menino Jesus. O impacto se dá, em um primeiro momento, pela cor achocolatada da pele das duas figuras dispostas, fugindo da tradição da pintura cristã ocidental.

A obra, que trabalha bem a geometria (nota-se que as duas diagonais que cortam os lados esquerdo e direito da composição – que sublinham, não sem dificuldade, o caráter ascensional do “morro vermelho” que dá título à obra); interceptam uma estrutura de linhas ortogonais que ordena o casario do fundo e as fileiras de coqueiros espelhados.

  1. PERGUNTAS, PERCEPÇÕES E COMPARATIVOS ENTRE AS IMAGENS

Neste enredo, foram feitas algumas perguntas para aprofundar o conteúdo das imagens e o significado que o artista quis trazer ao interlocutor:

  • Quem eram os Autores?

R: Rafael Sanzio (6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Segundo historiadores e mestres da arte, o mais adequado é chamá-lo de Raffaello Santi, já que Sanzio fazia referência apenas ao seu local de nascimento e Santi era o sobrenome de seu pai, Giovanni Santi, nascido em Lucca, na Toscana. Junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael)

 Lasar Segall (Vilna, 21 de julho de 1891 — São Paulo, 2 de agosto de 1957) foi um pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido no território da atual Lituânia. O trabalho de Segall teve influências do impressionismo, expressionismo e modernismo[1]. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra e a perseguição.

No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para o Brasil. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou como o "milagre da luz e da cor". Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lasar_Segall)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com