TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura brasileira

Por:   •  11/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Descreva algumas características da cultura brasileira. Em seguida, reflita sobre elas.

A Cultura Brasileira é o resultado de diferentes grupos étnicos, como franceses, ingleses, italianos, espanhóis, holandeses entre outros imigrantes, formando o considerado grupo de brancos, bem como, portugueses, índios, negros africanos, nos quais deram origem à população brasileira.

Em razão dessa miscigenação de povos, a cultura brasileira tem se pautada em um conjunto de valores morais, costumes, crenças, comportamentos, organização social, econômica e política.

Na culinária por exemplo, tem-se a famosa tapioca, cuja origem se deu da cultura indígena, já a feijoada, prato tipicamente brasileiro, adveio com a cultura dos negros. Por outro lado, tem se a música e a dança como o ritmo samba que surgiu com os negros, pois os escravos sempre participavam dos sambas que existiam nas senzalas, a música popular brasileira que relacionava com as manifestações populares, o Carnaval uma das festas mais tradicionais brasileiras de origem européia, o frevo que é uma mistura de maxixe, marcha e capoeira, Festa do Parintins esta atrelada a cultura indígena, ligada ao folclore, lendas e rituais indígenas, festas dedicadas a santos como a festa junina, entre outras culturas de música e dança.

No esporte, apesar de haver diversas modalidades, como voleibol, basquetebol, tênis, ginástica, porém a paixão do brasileiro continua sendo o futebol, que no Brasil surgiu através dos pés dos ingleses expatriados.

Como se nota, nosso país tem uma cultura bem diversificada, trazida por todos os imigrantes que aqui chegaram e contribuíram de alguma forma para o que hoje chamamos de nação brasileira.

Contudo essa mesma diversidade cultural caracteriza-se pelas diferentes civilizações que apesar de fazerem parte de uma só nação, a minoria possui  grandes riquezas, a maioria vive na pobreza, apesar do Estado ser laico, muitos não compreendem a crença do outro, por outro lado, perpetua o racismo, o preconceito com a idade, sexo e como dito anteriormente com a religião, violando assim, princípios fundamentais elencados no artigo 5º “caput” da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que diz que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, não é o que vemos, essa desigualdade é histórica, e na atual realidade é nítido como pessoas não entendem a politica publica das cotas para os negros e seus descendentes em universidade e concursos públicos, todavia, não sabem ou ignoram o fundamento dessas ações afirmativas, que aliás, nada mais justo essa compensação em virtude de tudo que os negros sofreram naquela época.

Isso é apenas um exemplo, pois se olharmos para a realidade veremos  ainda o preconceito com os idosos, que apesar de ter lei especifica  que é o Estatuto do Idoso, não é colocado em prática, os maus tratos de familiares e até mesmo da sociedade para com nossos velhinhos. No quesito gênero, as mulheres fazem o mesmo trabalho que o homem e  não tem seus salários equiparados, pelo contrario, o montante é bem inferior , na politica vemos um numero insignificante de mulheres ocupando cargos no Executivo e legislativo, entre muitas outras desigualdades sociais que convivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com