TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA NO APRENDIZADO

Por:   •  21/3/2016  •  Artigo  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 8

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MANDES

CLARA APARECIDA BALTIERI GENNARI

A ARTE, A DANÇA E SEUS BENEFICIOS

SÃO PEDRO-SP

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MANDES

CLARA APARECIDA BALTIERI GENNARI

A ARTE, A DANÇA E SEUS BENEFICIOS

Artigo Científico apresentado à Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Artística Escolar, sob orientação da Professora  

SÃO PEDRO-SP

2016

A ARTE DA DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS

RESUMO

Buscando aprender os ensinamentos e a importância da dança, se fez necessário conhece-la desde o seu princípio, como surgiu e toda sua evolução durante os tempos, para assim compreender sua importância nas atividades relacionadas ao desenvolvimento de algumas áreas como a disciplina, concentração, organização e conhecimento e domínio do próprio corpo. Abordando um paradigma educacional onde a qualidade da aprendizagem está à frente da quantidade e também utilizando-a como fator atrativo para jovens adolescentes terem a oportunidade de adquirirem orientações adequadas para seu desenvolvimento e assim saber lidar com sua sexualidade de forma preventiva.

Palavras-chave: Dança. Educação. Corpo. Prevenção.

Introdução

          Este artigo enfoca o importante papel que a dança desempenha na vida dos seres humanos de forma geral e também sua evolução através dos tempos, onde atualmente ganha relevância na área educacional, para um bom desenvolvimento da disciplina, concentração, organização, aprendizagem e também o reconhecimento e domínio do próprio corpo. Aborda um paradigma educacional onde a qualidade da aprendizagem está sem dúvida alguma à frente da quantidade.

          Traz também a dança como fator atrativo, alusivo a um Projeto de dança intitulado Projeto: “Estamos Dançando para não Dançar”, este projeto nasceu da observação atenta da professora às alunas de uma escola de periferia, tendo um olhar preocupado, pois era percebido que as referidas alunas em sua maioria não possuíam informações e orientações corretas sobre determinados assuntos, a ausência das famílias e a falta de comprometimento das mesmas acabavam gerando a essas meninas sérios danos na vida, como gravides precoce, doenças sexualmente transmissíveis, uso de drogas e etc. a professora encontrou através da dança uma maneira de atrair e cativar essas meninas e assim poder orientá-las da melhor maneira possível, trazendo para a escola profissionais capacitados para realizarem palestras sobre os mais diversos assuntos.

          O artigo também discorre sobre um breve histórico desde o nascimento do Projeto até seu desenvolvimento atual.

Desenvolvimento

Desde os mais remotos tempos, o ser humano sempre teve a necessidade de expressar seus sentimentos e muitas vezes extravasar de forma a sentir-se melhor e mais leve para assim conduzir sua existência na terra.

A arte de dançar é sem dúvida uma grata forma de expressão, Explorar o caráter expressivo do movimento é uma das premissas do ensino de dança e é através da dança que o ser humano coloca para fora seus sentimentos, tristezas e alegrias.

Não é possível falar de dança como algo separada do corpo, pois ela é os movimentos do mesmo, por meio do corpo conhecemos qualquer operação mental que fazemos que envolva linguagem, pensamento, memória, consciência visual, imaginação mental e experiência auditiva. A dança estimula o corpo e também a mente para o aprendizado de forma prazerosa. Um bom caminho para explorar a linguagem na escola é justamente investir no rompimento de qualquer distinção entre os movimentos cotidianos e aqueles considerados "bonitos" pelo senso comum. A dança moderna e a contemporânea trabalham nessa perspectiva. Um gesto do dia-a-dia trazido para o contexto de uma coreografia - em uma repetição dele, por exemplo - ganha um sentido expressivo.

De uma forma geral, a dança se caracteriza pela arte de mover o corpo e desempenha um importante papel em nossa sociedade, trazendo diferentes modos de expressão e de uma forma lúdica e prazerosa.

Se observarmos ao longo dos tempos, vemos que todos os povos, desde a antiguidade, já faziam uso de formas expressivas como a dança. De acordo com Verderi (2009) ”O homem primitivo dançava por inúmeros significados caça, colheita, alegria , tristeza, ... O homem dançava para tudo que tinha significado, sempre em forma de ritual”.

Seu surgimento primeiramente teve a função de adorar os deuses e a natureza, em algumas cavernas como por exemplo a serra da Capivara (no Piauí) observa-se desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo.

Passando por algumas transformações, uma das mais importantes foi na França, durante o reinado de Luis XIV, que fundou a Academia Real da Música e da Dança no ano de 1661, nasce então o conceito de balé, dança executada pelos nobres nas festas da corte. Após, na virada do século 19 para 20, Isadora Duncan, causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, considerada símbolo do balé. Dançando descalça e interpretando as músicas a seu modo.

Como podemos ver, a dança sempre esteve presente na história da humanidade, seja em forma de expressar emoções, manifestar sentimentos, em forma de celebrações, espetáculos, divertimentos e até ao avanço dos dias atuais em que se apresenta como um importante instrumento de aprendizagem. E é neste contexto que podemos associar a dança ao universo pedagógico e atribuir a ela um grande valor.

A dança também é um meio de educação, como afirma o autor abaixo: Nesta perspectiva, Pereira (2001) coloca que:

(...) “a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola, com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros, a explorarem o mundo da emoção e imaginação, a criarem, a explorarem novos sentimentos, movimentos livres (..). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade”.

Partindo desta afirmativa podemos dizer que a dança é um excelente recurso pedagógico e que vai muito além de mera diversão e lazer, não se resume em apenas ensinar técnicas e gestos, ela também vem desenvolver uma linguagem deferente da fala e da escrita, bem como vem promover e aumentar a socialização dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com