TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGN DE SUPERFÍCIE

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

1- Como são feitos os tecidos mesclados?

São obtidos pela mistura de fibras ou de fios de diferentes colorações dispostos de forma irregular, sem formar padrões definidos.

2- Qual a diferença entre um tecido cru e um alvejado?

Crus: são tecidos que não sofrem acabamento a úmido após o tecimento. Apresentam-se como saíram das máquinas de tecer.

Alvejados: são aqueles submetidos ao processo de alvejamento/branqueamento. Alguns fios coloridos presentes (tecidos listrados ou de xadrez) permanecem em sua cor original.

3- Como se faz um tecido listrado no sentido do urdume?

4- como se faz um tecido listrado no sentido da trama?

5- Existe diferença entre um fio de elastano é um fio de lycra?

Não. O nome lycra é o nome comercial da fibra elastano. A Lycra não existe como tecido, e sim uma fibra com fio de elastano da marca Lycra.

6- De que fibra é feito e quem inventou o elastano?

É uma fibra sintética feita de poliuretano segmentado, foi inventado em 1959 por Joseph Shivers, da DuPont. Sua utilização se faz sempre em combinação com outras fibras convencionais em proporções que variam entre 5 e 20%.

7- qual a relação entre a torção e resistência de um fio?

Quanto menor a torção mais suave é o fio, quanto maior a torção mais resistente ele é.

8- quais as fibras mais indicadas para o processo de fiação de filamentos contínuos ?

As fibras sintéticas, exemplo: elastano, viscose, polipropileno e poliéster.

9- O que é um fio cardado?

O fio cardado devido a não passar pela penteadeira possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.

10 - Por que é melhor usar um fio penteado em um tecido?

Visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada.

11- desenhe um ligamento sarja 2:2

12- Desenhe um ligamento táfeta

13- desenhe um ligamento cetim 5:1

14- quais os tipos de teares que podem ser usados na fabricação de malha?

Teares Retilíneos: produzem um tecido de malhas aberto, onde o sistema de pedras movimenta-se através de um carro e o conjunto de agulhas fica parado. Possui fácil programação e acesso aos cones, que na grande parte das vezes é em número inferior do que nas máquinas circulares. A princípio, cada máquina necessita de um operador para a movimentação do carro, porém atualmente, equipamentos modernos são totalmente automatizados.

Teares Circulares: produz um tecido tubular, cujo diâmetro varia em função do número de agulhas da máquina, podendo-se encontrar máquinas de pequeno e grande diâmetro. Os cones de fios são colocados em um chapéu situado sobre a máquina ou ainda em uma gaiola lateral. As máquinas circulares podem ser de uma ou duas fronturas (conjuntos de agulhas) para produção de malhas duplas.

15- em teares rústicos como se chama o artefato que passa o fio da trama entre os fios do urdume?

Lançadeira.

16- Qual a diferença entre fios de urdume e fios de trama?

Os fios no sentido do comprimento são conhecidos como fios de urdume, enquanto que os fios na direção da largura são conhecidos por fios de trama.

17- o que é um tear?

Máquina usada para fabricar tecidos com linho e outras fibras. Fabrica-se um tecido em um tear, entrelaçando dois conjuntos de fios dispostos em ângulo reto. Os fios longitudinais chamam-se urdidura e os transversais, trama.

18- De que são produzidas as fibras químicas têxteis ?

São obtidas a partir de polímeros que no final são moldados em forma de filamento. As mais conhecidas são o poliéster (PES), a poliamida (PA), o acrílico (PAC), o polipropileno (PP) e o poliuretano elastomérico (PUR) também conhecido como Elastano, além das Aramidas (Kevlar e Nomex).

19- Qual é a importância das fibras mistas ?

20- cite 6 exemplos de fibras naturais.

Algodão, lã, seda, linho, cânhamo, juta, malva, entre outros.

21- O que são as fibras têxteis animais?

São as fibras obtidas a partir de pêlos ou secreções.

22- cite 4 exemplos de fibras têxteis animais.

Lã, seda, camurça,

23- qual a diferença entre fibra química e fibra artificial?

Fibras artificiais: São fibras produzidas pelo Homem, porém, utilizando como matéria-prima polímeros naturais de origem celulósica ou proteica, estes polímeros são regenerados dando origem a novas fibras. As mais comumente usadas são a viscose (CV), o acetato (CA), o Lyocel (CLY) e o Modal (CP).

Fibras sintéticas: São fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica.

24- o que é eco-fashion?

A moda sustentável visa a confecção de vestimentas que utilizem matérias-primas ecologicamente corretas, respeitem as leis trabalhistas, levem em consideração o impacto da produção no meio ambiente e garantam a cooperação entre produtor e comunidade local. No Brasil, a questão da sustentabilidade vem se tornando essencial para várias marcas nacionais.

25- o que é trabalho semi-escrVo?

Semi escravo é o trabalho pelo qual o patrão não paga o salário mínimo oficial, ou não registra o empregado em carteira.

26- Na eco-fashion quais os cuidados se deve ter quando se usa fibras provenientes de animal?

As fibras provenientes de animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com