TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÉTICA ARTISTICA

Por:   •  30/6/2022  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

NOME DO ALUNO: DANILO CARVALHO ANDRADE

RA: 8110479

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

PORTFÓLIO - CICLO 03

Polo – Rondonópolis

2021

 1. Nome da aula: Prática de Improviso Teatral Visando a Agilidade e Pensamento Rápido do Discente na Disciplina de Artes

2. Tempo necessário: 2 horas.

3. Etapa de ensino:

( x ) Ensino Fundamental (anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos

( ) Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos

4. Ano ou série da etapa de ensino:

Ensino Fundamental (anos finais) 6º ano ( x ) ou 7º ano ( x ) ou 8º ano ( ) ou 9º ano ( )

Ensino Médio 1º ano ( ) ou 2º ano ( ) ou 3º ano

5. Objetivos da aula

Essa aula tem o objetivo de desenvolver nos discentes por meio das práticas teatrais jogos socioeducativos que desenvolvam a prática do improviso, essa que está atrelada a capacidade do aluno de desenvolver a agilidade e o pensamento rápido, exercitando assim a mente.

6. Competências e Habilidades a serem desenvolvidas:

- Pensamento rápido;

- Agilidade;

- Desenvolvimento da mente;

- Desenvolvimento da atividade motora do corpo;

7. Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento (Conteúdos):

De acordo com a base nacional comum curricular, nos anos finais a disciplina de arte engloba diversas linguagens artísticas, como: dança, música, teatro e cinema.

Para essa aula, a linguagem artística destacada foi o teatro, onde, por meio dele pode-se trabalhar diversas vertentes das quais instigam e motivam os alunos. Por meio de jogos socioculturais promovidos pela pesquisadora Viola Spolin essa aula se baseia. Trabalharemos especificamente “processos de criação”, que é citado na BNCC, trabalhando o conteúdo “compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos”.

8. Estratégia de Ensino:

Por meio do lúdico, a aula irá acontecer de forma prática. A qual, haverá o contato direto entre os alunos, promovendo jogos que desenvolvem as atividades motoras dos alunos, além, de buscar abordar a teoria na prática, em uma aula curta, mas de grande importância para o aprendizado dos discentes.

9. Detalhamento da Aula:

Esta aula será realizada a partir da estratégia de ensino desenvolvida pela Escola Municipal de Teatro – Projeto Escola de Teatro Faces, localizada na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso. Como já acima citado, buscaremos abordar por meio dos jogos da pesquisadora teatral Viola Spolin o desenvolvimento do corpo, voz, improviso e agilidade no pensamento.  

O professor chegará na sala e cordialmente irá apresentar para a turma brevemente o trabalho desenvolvido pela pesquisadora Viola Spolin, abordando seus jogos e seus benefícios para o corpo, voz e mente. Logo após os alunos serão levados para um espaço aberto da escola, onde lá, acontecerá a prática pedagógica. Iremos iniciar a aula prática com um aquecimento corporal:

- “Galinha Maluca”, onde os alunos movimentarão sequencialmente o braço direito, braço esquerdo, perna direita e perna esquerda. Esse movimento se repete em forma de contagem regressiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com