TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Patrimonial

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno (a)

Elizabeth Aparecida de Souza

RA

1717125

POLO

Três Corações

2017

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR (A): Sonia Bercito

Questão

De acordo com publicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considera-se que: “[...] a Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio do diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de Patrimônio Cultural.”

(FLORÊNCIO, Sonia et al. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2. ed. rev. ampl. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014, p. 19).

A partir dessa definição de Educação Patrimonial, escolha um bem cultural de interesse nacional ou de sua região e elabore uma proposta educacional para a comunidade na qual ele esteja inserido. Essa proposta pode ser destinada a ensino formal ou não formal e nela deve estar descrito o bem escolhido, sua importância como patrimônio cultural e as atividades a serem desenvolvidas.

Patrimônio Cultural é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagens, superstições, rituais, festas.

Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história.

"O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural". (Declaração de Caracas - 1992).

Patrimônio é tudo aquilo que pertence a uma região. É a herança do passado e o que o povo cria hoje. É obrigação de todos, preservarem, transmitir e deixar todo esse legado às gerações vindouras.

A partir da seguinte definição de Patrimônio Cultural, optei por descrever a cidade onde moro situada no Sul de Minas Gerais, no alto de uma colina de pedra, na Serra da Mantiqueira, a 1444 metros de altitude, com cerca de sete mil habitantes, a famosa São Thomé das Letras, conhecida por suas lendas e belezas naturais. Porém, São Thomé tem seu patrimônio natural prejudicado.

O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de rochas ornamentais e de revestimento. Sua produção totaliza 6,0 milhões todo ano. Os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro acumulam 82% da produção brasileira de rochas. Neste contexto Minas Gerais é o segundo maior produtor brasileiro e responde por uma diversidade notável de rochas em termos nacionais e até mundiais.

São Thomé da Letras é uma das cidades que tem a maior parte da renda gerada pela extração de pedras. Motivo esse, que chega ser prejudicial à cidade e o seu patrimônio natural.

Como já mencionei a maior parte da população de São Thomé sobrevive da extração de pedras. Para que a natureza e nem a população saiam prejudicados, seria ideal que os extratores trabalhassem em uma postura pró-ativa, prevenindo e minimizando o impacto ambiental gerado pela atividade extrativa.

A lavra deve ser desenvolvida de maneira mais programada sobre a orientação de empresas especializadas. Como parte das medidas, a ser realizada, a primeira seria orientar os técnicos da prefeitura, visando à capacitação para implementação de Planos Diretores no município com atividades minerarias; e a segunda, para profissionais do setor, entidades de classe, além de representantes do governo federal, estadual e municipal, e ter por objetivo discutir as estratégias para o desenvolvimento regional da mineração em São Thomé Das Letras, no que concerne aos aspectos legais, técnicos, saúde e segurança no trabalho, econômicos, ambientais, patrimoniais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (219.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com