TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Patrimonial

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno (a)

Elizabeth Aparecida de Souza

RA

1717125

POLO

Três Corações

2017

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR (A): Sonia Bercito

Questão

De acordo com publicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considera-se que: “[...] a Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio do diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de Patrimônio Cultural.”

(FLORÊNCIO, Sonia et al. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2. ed. rev. ampl. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014, p. 19).

A partir dessa definição de Educação Patrimonial, escolha um bem cultural de interesse nacional ou de sua região e elabore uma proposta educacional para a comunidade na qual ele esteja inserido. Essa proposta pode ser destinada a ensino formal ou não formal e nela deve estar descrito o bem escolhido, sua importância como patrimônio cultural e as atividades a serem desenvolvidas.

Patrimônio Cultural é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagens, superstições, rituais, festas.

Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história.

"O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural". (Declaração de Caracas - 1992).

Patrimônio é tudo aquilo que pertence a uma região. É a herança do passado e o que o povo cria hoje. É obrigação de todos, preservarem, transmitir e deixar todo esse legado às gerações vindouras.

A partir da seguinte definição de Patrimônio Cultural, optei por descrever a cidade onde moro situada no Sul de Minas Gerais, no alto de uma colina de pedra, na Serra da Mantiqueira, a 1444 metros de altitude, com cerca de sete mil habitantes, a famosa São Thomé das Letras, conhecida por suas lendas e belezas naturais. Porém, São Thomé tem seu patrimônio natural prejudicado.

O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de rochas ornamentais e de revestimento. Sua produção totaliza 6,0 milhões todo ano. Os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro acumulam 82% da produção brasileira de rochas. Neste contexto Minas Gerais é o segundo maior produtor brasileiro e responde por uma diversidade notável de rochas em termos nacionais e até mundiais.

São Thomé da Letras é uma das cidades que tem a maior parte da renda gerada pela extração de pedras. Motivo esse, que chega ser prejudicial à cidade e o seu patrimônio natural.

Como já mencionei a maior parte da população de São Thomé sobrevive da extração de pedras. Para que a natureza e nem a população saiam prejudicados, seria ideal que os extratores trabalhassem em uma postura pró-ativa, prevenindo e minimizando o impacto ambiental gerado pela atividade extrativa.

A lavra deve ser desenvolvida de maneira mais programada sobre a orientação de empresas especializadas. Como parte das medidas, a ser realizada, a primeira seria orientar os técnicos da prefeitura, visando à capacitação para implementação de Planos Diretores no município com atividades minerarias; e a segunda, para profissionais do setor, entidades de classe, além de representantes do governo federal, estadual e municipal, e ter por objetivo discutir as estratégias para o desenvolvimento regional da mineração em São Thomé Das Letras, no que concerne aos aspectos legais, técnicos, saúde e segurança no trabalho, econômicos, ambientais, patrimoniais e sociais.

  • Legais - assegurar o cumprimento do código de mineração, evitar a clandestinidade da exploração mineral de rochas ornamentais e impedir que o patrimônio público seja indevidamente apropriado e comercializado, o que causa prejuízo na arrecadação de tributos e compensações federais;
  • Técnicos – a ausência de pesquisas geológicas nos maciços não propicia o dimensionamento e caracterização dos corpos de rochas e as técnicas atuais de lavra,quando não aplicadas, normalmente causam perdas expressivas e o não aproveitamento racional da rocha;
  • Saúde e Segurança - as lavras de rochas ornamentais normalmente ocorrem sem os devidos cuidados técnicos sobre segurança e saúde dos trabalhadores e embora existam associações e sindicatos patronais e de trabalhadores, que asseguram certa normatização e proteção aos seus associados, existem problemas causadores de doenças laborais;
  • Econômicos - a economia mineral da região, por meio da extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais, asseguram trabalho e renda para muitas famílias e contribui com valor significativo para economia regional, estadual e nacional;  
  • Ambientais - devido à ausência de estudos ambientais, elaboração de Eia - Rima e os consequentes licenciamentos, há situações de poluição ambiental em virtude da disposição não planejada de rejeitos de lavra, assoreamento, poluição sonora, do ar e dos corpos hídricos e não recuperação de áreas degradadas;  
  • Patrimoniais – a grande exploração de quartzito e o mau descarte degradam a parte visual da cidade, prejudicando o Patrimônio Cultural material.
  • Sociais - as demandas sociais, tais como, formalização dos empregos, saúde e segurança do trabalhador, são fundamentais e devem ser cumpridas.

Medidas simples e possíveis, com a ajuda e conscientização da população e órgãos responsáveis, tornam-se possíveis para a melhoria do bem estar da população e melhor valorização do patrimônio natural da cidade. Já que São Thomé é reconhecido por suas ruas e construções de pedras.

[pic 3]

Figura – 1

 São Thomé por ter grande produção de quartzito além da comercialização em rochas ornamentais para construções, tendo grande valor patrimonial, a população também desenvolve trabalhos artesanais, valorizando a cultura local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (219.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com