TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMILIARAÇÃO COM ARQUITETURA GÓTICA POR MEIO DA ESCULTURA EM SALA DE AULA

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA - EAD

DANIELA BOTTI POSSAS

JOSÉ GERALDO OLIVEIRA

A ARQUITETURA GÓTICA

Profª Drª Gerda Margit Schutz Foreste

Itapemirim

2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA - EAD

PRÁTICA DE ENSINO III

DANIELA BOTTI POSSAS

JOSÉ GERALDO OLIVEIRA

A FAMILIARAÇÃO COM ARQUITETURA GÓTICA POR MEIO DA ESCULTURA EM SALA DE AULA

Itapemirim

2012

INTRODUÇÃO

Para a realização do projeto “A familiarização com a Arquitetura Gótica por meio da escultura em sala de aula” foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Washington Pinheiro Meirelles”, que se encontra situada à Avenida Cristiano Dias Lopes Filho s/nº - Centro - Itapemirim – ES, CEP.: 29.330-000 cujo ato de criação está na Lei 2054 de 16/10/1964, com ato de aprovação na Resolução do CEE nº. 41/75 de 28/11/1975.

O atual diretor EEEFM “Washington Pinheiro Meirelles” é Davi Elias Rangel dos Santos (Autorização Nº. Portaria nº 967-S de 16/08/2011 – D.O. de 17/08/2011),  telefone para contato com o educandário é o (28) 3529-6685 e o endereço eletrônico é escolawash@es.gov.br

A escola está localizada em local salubre, não havendo em suas proximidades depósitos de lixos, esgotos descobertos ou quaisquer outros agentes nocivos ao ambiente.

O prédio é todo cercado por muro de alvenaria e a entrada da escola se dá através de portão de ferro controlado por funcionários. O prédio está situado em bairro residencial com pouco movimento na rua que se dá a entrada e saída dos alunos e com movimento de carros na avenida principal que fica à frente da escola. A escola é toda cercada com muro de alvenaria e portão galvanizado. O acesso ao interior da escola é protegido por grades e portões de ferro.

O imóvel é próprio, mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo e possui uma área total de 7.345,11m², sendo 2.518,52 m² de área construída (em dois pavimentos) e 4.826,59 m² de área livre.

O prédio escolar teve sua construção iniciada em 1958 com conclusão do bloco esquerdo do 1º pavimento em 1963. Por volta de 1984/1985, à escola recebeu a construção do segundo pavimento e, mais tarde, em princípios da década de 90, a escola foi ampliada recebendo mais um bloco, com dois pavimentos, o qual foi construído em várias etapas.

Ao entrar através de um portão galvanizado, vislumbra-se uma enorme área ao ar livre (pátio externo) com árvores e plantas, à esquerda encontra-se a entrada dos prédios: à esquerda o prédio velho e à direita o prédio novo. No prédio velho temos em seu andar térreo a secretaria, sala de apoio pedagógico, gabinete da direção, sala de professores, biblioteca entre outros. No prédio novo temos uma área coberta (pátio interno) onde se encontra: laboratório de informática, cozinha, cantina, laboratório de ciências, 2 banheiros (masculino e feminino) e 1 bebedouro. Todo o piso dessa área é de cerâmica na cor gelo

Atualmente, a escola possui um pátio sem cobertura o qual divide a escola em dois blocos. Possui dois pavimentos com três corredores de circulação em cada um. O acesso ao pavimento superior dá-se por meio de duas escadas em cada lateral. Possui uma quadra poli esportiva com área de 533,42 m².

A Escola conta com 20 salas de aula e conta com uma capacidade de atendimento de, mais ou menos, 3.000 alunos atendendo em 2011 aproximadamente, 400 alunos por turno, estando, neste ano, com um efetivo de 1265 alunos. Algumas salas de aula, devido ao reduzido número de alunos, foram utilizadas para sala de vídeo, laboratório de informática e sala de leitura e sala de matemática e biblioteca.

No ano letivo de 2012, a equipe de Educação Básica, EJA e Educação Profissional, está constituída de 61 profissionais em docência, 05 em função técnico- pedagógica e 39 em função administrativa e pessoal de apoio.

O corpo docente é formado em sua maioria por professores em designação temporária e um número expressivo de efetivos, com formação superior em licenciatura e alguns com especialização em lato sensu, atuando no magistério entre um a 20 anos. Sendo que estes começaram a lecionar após o segundo grau.

A distribuição dos docentes para cada disciplina está bem distribuída, com um maior número para a língua portuguesa e matemática, uma vez que na organização Curricular corresponde ao maior número de aulas. No que diz respeito a faixa etária, encontram-se entre 25 e 40 anos, sendo a maioria solteiro e morando com a família.

A Proposta Pedagógica da EEEFM “Washington Pinheiro Meirelles” representa o conjunto de informações e significados da instituição escolar em todos os seus aspectos: humanos, físicos, materiais, sociais e culturais.

Elaborada conforme orientação da Resolução CEE Nº. 1.286/2006, ela traduz o conjunto de diretrizes, princípios e valores compartilhados, assumidos e aprovados por toda a comunidade escolar.

Em relação a disciplina Artes, são duas aulas semanais, tendo em seu quadro de professores com formação em Artes e/ou pós-graduação. As aulas de arte acontecem nas salas normalmente, pois a escola não possui uma sala adequada. O plano de curso da disciplina segue o que está orientado pelo CBC e PCN, sofrendo algumas modificações e adaptações pelos professores e pedagogos para atender as necessidades dos alunos.

Realizamos o estágio numa turma de primeiro com a professora regente, Nuana Câmara, formada em Artes Visuais pela FAFIC de Campos dos Goytacazes/RJ.  

O Plano de Curso utilizado por Nuana tem como base o Currículo Básico Comum Estadual, mas devido a motivos de ordem regional, a professora necessita fazer adaptações no seu plano de curso, trabalhando também, a Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa (História da Arte/Prática).

Quanto às atividades propostas e a forma como a professora introduz o assunto, percebe-se que a mesma tem como base a explanação do assunto num primeiro plano, utilizando recursos visuais tais como: data show, vídeos, imagens e consequentemente após o uso desses recursos parte para o plano de ação, onde coloca em prática os conteúdos abordados. Quanto à participação da turma, apenas 70% são ativos quanto às tarefas propostas e realizadas. Outrossim, aqueles que não participam das atividades, tratam a disciplina com descaso devido não ter havido um incentivo do ensino da Arte desde a infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com