TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Bertazzzo

Por:   •  24/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE FORMAÇÃO NO MÉTODO BERTAZZO

QUESTIONÁRIO CICLO 1

TURMA: MECENATO – TURMA 3

I. Em relação ao estudo dos ossos da bacia, assinale a alternativa INCORRETA:

( ) a. Conseguimos palpar a articulação coxofemoral pela região anterior da bacia, mais especificamente na prega da virilha, e não na lateral da coxa.

( ) b. Tanto na posição em pé, quanto na sentada ou ajoelhada, devemos nos preocupar em manter a bacia verticalizada.

( ) c. A aproximação dos ísquios a partir da contração do períneo e a consequente abertura das asas ilíacas favorecem o bom posicionamento do sacro entre os dois ilíacos.

( x ) d. A distância entre os ísquios deve ser equivalente a distância entre as duas espinhas ilíacas anteriores.

( ) e. A linha inominada é uma linha de força que se situa no meio da altura da bacia (parte da articulação sacro ilíaca e vai até a sínfise púbica), e é responsável pela transmissão de forças descendentes e ascendentes entre as pernas e o tronco.

II. O entendimento da forma e da localização das estruturas ósseas do corpo nos ensina a entender as direções do movimento no espaço.

No primeiro ciclo estudamos as esfericidades das articulações da cabeça de fêmur.

A partir do que foi ensinado sobre a fisiologia desta articulação no movimento funcional, assinale abaixo a(s) afirmação (ções) que você considera estar(em) INCORRETA(s):

( ) a. A cabeça femoral é esférica e se desloca nas três dimensões do espaço. O movimento da perna, portanto, acontece sempre no universo das torções.

( ) b. Na posição em pé, temos que manter a extensão completa da articulação do quadril, que é sempre associada a uma rotação externa da cabeça femoral. É essa possibilidade de extensão do quadril que permitiu ao homem adquirir a postura em pé (vertical).

(x ) c. Na flexão da coxa ocorre uma tendência à rotação interna da cabeça do fêmur, que é controlada pelo músculo psoas: a partir de sua tração no trocanter menor do fêmur, ele mantém a rotação externa no quadril, favorecendo a manutenção do alinhamento da perna durante a realização do passo.

( x ) d. Se a articulação do fêmur é esférica e os músculos que cruzam as articulações são torcidos, nossos exercícios devem ser realizados em planos lineares para que possamos favorecer um alinhamento adequado do membro inferior.

( x ) e. Quando realizamos exercícios semi-ajoelhados, levamos a bacia à frente, fechando a pinça sacro-trocanter, o que aumenta a propulsão. Nessa condição a lordose lombar aumenta.

III. Neste ciclo 1 realizamos diversas propostas de exercícios para funcionalizar a articulação coxofemoral. Em cada uma das propostas, vocês tiveram que acionar controles específicos para realizá-los, dado que os exercícios trabalham as alternâncias do movimento de flexão e extensão da virilha, em diferentes planos no espaço. É o treino dessas ações musculares nos deslocamentos que nos permite desenvolver condições musculares adequadas para a realização dos movimentos funcionais do dia a dia.

Tendo como base essa vivência e o conteúdo teórico dado em curso, assinale as alternativas que você considera INCORRETAS em relação aos comandos que dever ser acionados para realizarmos, por exemplo, a passagem da posição sentada para a posição em pé:

( ) a. A ação de se levantar de uma cadeira, exige um estado de prontidão do corpo que depende de vários ajustes: do apoio dos pés no chão próximos ao assento com as pernas alinhadas, o peso do corpo incidindo assim nas pernas e não coluna vertebral.

( x) b. Um dos comandos se refere ao trabalho do períneo. O trabalho do períneo fecha o triângulo formado pelo cóccix e pelos dois ísquios, e promove a aproximação das asas ilíacas, alargando, portanto a bacia e ajudando na descompressão da coluna vertebral.

( X) c. Se observamos no plano frontal o movimento do fêmur na passagem da flexão para a extensão, podemos observar que a orientação da cabeça do fêmur muda e gira para fora, enquanto o joelho é sempre orientado para frente, ou seja, o grau de rotação do corpo do osso não muda. ISSO QUE EU NAO TENHO CERTEZA, MAS ACHO QUE ESSA TBEM TA ERRADA.

( ) d. Durante a transição da passagem da posição sentada para em pé, a bacia deve se manter vertical, pela ação dos músculos glúteo máximo e rotadores externos, que garantem o fechamento da pinça sacro trocanter. A linha que representa a direção das trações musculares do fechamento da pinça é oblíqua na posição em pé.

IV. “ Quando nos apoiamos no chão, os músculos da sola e do peito do pé contraem-se simultaneamente, equilibrando suas forças. Essa reação imprime ao pé um desenho levemente abobadado, que permite a transmissão da força muscular, de músculo para músculo até o pescoço.” (Cérebro Ativo).

Em relação a esse assunto, podemos afirmar que...

( X ) a. Os principais pontos de apoio dos pés ao manter-se no chão são: calcâneo, base do primeiro meta e base do quinto metatarso.

( ) b. Os pés planos, por terem mais superfície de apoio no solo, têm a capacidade de gerar mais propulsão para o passo.

( ) c. Na anatomia do pé, podemos perceber a existência de dois eixos distintos: um eixo externo, formado pelo calcâneo, cubóide, quarto e quinto metas e falanges dos quarto e quinto dedos, e um eixo interno, formado pelo talus, escafóide, pelos 3 cuneiformes e pelos primeiro, segundo e terceiros metas, com as respectivas falanges. O eixo externo deve se manter estável no apoio, enquanto o movimento do dedão em direção ao chão acontece pela mobilidade do eixo interno. Podemos estimular essas ações mantendo o apoio externo do calcâneo no chão, enquanto tentamos direcionar a cabeça do primeiro meta em direção ao chão.

( X ) d. A pressão dos dedos do pé contra o solo no final da fase de impulso na marcha, evita o afundamento do arco transverso potencializando, assim, a propulsão.

( X) e. O músculo tibial anterior e os músculos fibulares controlam a estabilidade do tornozelo e permitem o bom posicionamento do pé no solo.

V. No ciclo 1, sempre enfatizamos a importância da manutenção de bons encaixes articulares durante a realização dos exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com