TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Camisa

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Origem e História da Camisa

Aluna: Isabelle B. Meira da Rocha

João Pessoa – Paraíba

setembro de 2010

Origem e História da Camisa

        Assim como o pretinho básico no guarda-roupa feminino, a camisa é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa de qualquer homem. A peça é adequada para qualquer tipo de situação, desde eventos sociais até um passeio no final de semana. Tudo dependerá do complemento. Entre eles é possível usar com calça jeans, social, bermuda e etc. Tudo depende da sua imaginação.

        A camisa possui uma origem polêmica, pois até hoje não se sabe exatamente de onde surgiu. Alguns estudiosos afirmam que teve sua origem dos romanos, outros dizem que foi na Idade Média. O que se pode afirmar é que o seu formato e maneira como é usada hoje tiveram seu início no século XIX.

        Quando usada pela nobreza, a camisa era sempre branca, com colarinho alto e em pé (surgido em 1953, com o nome de “Turn-down”). Como conseqüência do calor do verão, o colarinho que era sempre em pé foi dobrado por sobre a gravata para aliviar o calor.

        Foi também no século XIX que os punhos que antes eram rendados e peças independentes abotoadas nas mangas passaram a acompanhar a evolução do colarinho. Foi antes da I Guerra Mundial que o punho duplo passou a ser costurado à camisa como vemos atualmente.

        Desde a década de 50, quando surgiu o formato da camisa que vemos hoje em dia, a camisa sofreu poucas modificações. A modelagem se ajusta conforme o seu estilo – social ou esportivo. Os tecidos passaram pelo processo de evolução e são hoje, com as diversas misturas e acabamentos, o grande diferencial para esta peça.

        Hoje a camisa se adapta aos vários estilos, podendo ser estampada, xadrez, com listras, lisa ou colorida, com botões diferenciados ou mais discretos. O homem do 3º Milênio evoluiu e com ele a exigência de novas opções para o guarda-roupa.

        Para suprir essa exigência do homem moderno, existem marcas e estilistas que estão sempre inovando com camisas cada vez mais diferentes e com qualidade. A exemplo disso temos o estilista brasileiro Ricardo Almeida, referência quando se trata de roupa social masculina. O que poucos sabem é que sua primeira peça de grande sucesso lançada com a marca Ricardo Almeida foi uma calça feminina.

        Ricardo começou no setor de confecção em 1974. Em 1977 passou a ter noções de modelagem e foi se aperfeiçoando com a ajuda de livros e muita prática. Entre 1979 e 1983 foi sócio de uma confecção com bastante destaque no mercado. Após esse período decidiu montar sua própria marca.

        A marca Ricardo Almeida iniciou fornecendo produtos para várias lojas. Com a abertura das importações, utilizou em sua coleção vários tecidos importados, pois acreditava na qualidade acima de tudo. Porém, o uso desse tipo de matéria-prima elevou o custo das peças e reduziu a margem de lucro dos lojistas. Com isso Ricardo foi obrigado a abrir sua própria loja, deixando assim de fornecer para antigos clientes.

        Em 1992 abriu sua primeira loja própria. Em 1999, Ricardo Almeida já estava adaptado às novas condições do mercado e já era conhecido como o principal nome da moda masculina no país. Comercializando não apenas suas criações, mas o conceito e a qualidade que acompanha cada uma delas.

        Estudar o comportamento de gerações faz parte da vida do estilista. Ricardo veste o homem do terceiro milênio, cheio de atitudes e vontades, com peças quase que exclusivas. O estilista descobriu que o desejo desse homem é mostrar que é único. Individualidade é a palavra-chave.

        O diferencial de Ricardo Almeida é dar toques de modernidade e ousadia no que é clássico e tradicional. Permitindo ao executivo de todas as faixas etárias e diferentes áreas estar bem vestido seja no dia-a-dia ou à noite.

        Outro estilista que também trabalha com moda masculina, porém menos conhecido, é o Christiano D’Carlos. Ele investe em um segmento que tem crescido cada vez mais: produz camisas sob medida.

        Segue abaixo algumas perguntas sobre camisa respondida pelos dois estilistas citados acima:

Na sua opinião, qual a importância da camisa na história da moda masculina? Tanto quando são usadas no dia-a-dia profissional, quanto durante momentos de lazer.

Ricardo Almeida - Camisa é a peça que muda a cara do terno, do jeans, da calça social. Isso porque ela está mais próxima do rosto. A camisa e a gravata têm essa mesma função. Pode deixar a roupa mais careta ou mais moderna de acordo com a padronagem, do modelo e da cor. Por estar próxima do rosto, ela ilumina ou apaga a pele, o olhar.

Christiano D’Carlos - Até meados do séc. XVIII a camisa exercia uma função de roupa interior no vestuário masculino. Sua visibilidade se dava apenas pelos colarinhos, que ficavam a mostra. No século seguinte, a história começa a mudar, pois as camisas brancas ganham notoriedade e valor, já que traduziam o status e o poder da aristocracia, na época apenas os nobres e abastados podiam usar e trocar quantas camisas brancas fossem necessárias.

Hoje a camisa é uma peça essencial no guarda-roupa masculino. Assim como o blazer, ela se tornou um coringa no jogo da elegância, pois vai do clássico e social ao esporte e casual.

Por que você acha que o brasileiro ainda tem tanta resistencia quando a assunto é abotoadura?
Ricardo Almeida - Muitas vezes por falta de lugares onde se possa comprar abotoaduras diferentes e invovadoras.

Christiano D’Carlos - Muitos associam o uso de abotoaduras a um estilo formal, antigo e pretensioso, porém as abotoaduras foram relançadas com um design totalmente atual e moderno. As linhas estão mais suaves e o design mais clean. Os modelos mais usados são em prata e ouro branco. Existem ainda as abotoaduras de seda, em forma de nó. São super modernas e ótimas para serem usadas no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com