TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação na Formação Pedagogo

Por:   •  19/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANNELISE MORITA FERREIRA TAKIGAWA – RA 1418567

ELIANE LABS DE MORAES PALOMBO – RA 1424556

FERNANDA MERLO LEMES – RA 1426717

MARCELA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA – RA 1442301

JANAINE RODRIGUES MICHEAS – RA 1426386

ARTES VISUAIS – 2014

[pic 1]

TRABALHO DE ESTUDOS DISCIPLINARES IV

A história da Educação na formação do pedagogo

DOURADOS – MS 2014

ANNELISE MORITA FERREIRA TAKIGAWA – RA 1418567

ELIANE LABS DE MORAES PALOMBO – RA 1424556

FERNANDA MERLO LEMES – RA 1426717

MARCELA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA – RA 1442301

JANAINE RODRIGUES MICHEAS – RA 1426386

TRABALHO DE ESTUDOS DISCIPLINARES IV

A história da Educação na formação do pedagogo

DOURADOS – MS 2014

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

A proposta de educação não é de hoje. Por educação entendemos dois tipos distintos, mas com ideias semelhantes: educação familiar (informal) e educação social (formal). Por educação familiar entendemos uma simples correção que se faz à criança, dentro da família; educação social é aquela feita nas escolas, em conjunto com outras crianças, visando seu desenvolvimento humano dentro de uma sociedade, educação essa formada de normas e regras.

Houve época em que a educação era diferente para elite e para os súditos. Havia também diferenças na educação entre os povos: enquanto alguns preparavam o indivíduo para a cidadania e vida pública, outros consideravam os meninos como pertencentes ao Estado, educando-os para a defesa de sua pátria.

A educação na antiguidade era propiciada sem que fossem reconhecidos os métodos. Ela acontecia por meio da imitação das coisas, consciente ou inconscientemente.

Se para os antigos a educação estava focada no intelecto do indivíduo, com os cristãos ela passou a ter seu foco na formação moral. De modo geral, a educação visava uma renovação. Com o Cristianismo mudam as ideias sobre o processo educacional. A comunidade cristã primitiva é o meio pelo qual se desenvolve esse processo. Aos poucos vão surgindo os primeiros educadores cristãos.

A partir do século IX o sistema educacional foi organizado em três níveis: Elementar (pelos sacerdotes nas escolas paroquiais e o objetivo era doutrinar os camponeses e não instruí-los); Secundária (ministrada nos conventos) e Superior (ministrada nas escolas imperiais, formando funcionários do império).

Ensinar é uma atividade relacional, para se comunicar, trabalhar com os outros é preciso enfrentar a diferença e o conflito. Acolher, respeitar a diversidade, tirar proveito da atividade para melhorar sua prática, aprender a conviver com a resistência, fazem parte da aprendizagem necessária para ser professor.

A prática deve estar presente desde o primeiro dia de aula do curso superior de formação docente, por meio da presença orientada em escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, estando diante de situações reais.

Ninguém facilita o desenvolvimento daquele que não teve oportunidade de aprimorar em si mesmo. Se o professor não domina o conteúdo, ele não pode promover a aprendizagem dos mesmos.

Muitos dos jovens que saem da educação básica e ingressam no ensino superior, com intenção de ministrar aulas, não possuem condições para exercer. É preciso que a formação docente propicie a eles a oportunidade de refazer o processo de aprendizagem na prática, para transformá-los em bons professores, que no futuro contribuirão para a melhoria da qualidade da educação básica.

A formação inicial de professor é o ponto principal para reverter a qualidade da educação. Assim, essa formação define-se como política pública. É indispensável que o poder público estabeleça critérios de financiamento, mecanismos de avaliação e acompanhamento.

O país precisa de diversidade curricular que dê conta de sua complexidade cultural, social e econômica.

É importante reconhecer que a aprendizagem pode ser mais ou menos estruturada, mas não pode ser descontextualizada e compartimentalizada em disciplinas estanques. E isso é verdade tanto para o futuro aluno desse professor, como para o estudante de hoje, possível professor de educação básica que está cursando a formação docente inicial em nível superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (109.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com